Corinthians sofre virada para Avaí, perde a 2ª consecutiva e vê rivais encostarem

Corinthians sofre virada para Avaí, perde a 2ª consecutiva e vê rivais encostarem

O time de Tite passa a ter rivais como Flamengo e Palmeiras mais próximos.

Após ostentar uma incrível série invicta de dez partidas, o Corinthians amargou neste domingo sua segunda derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro. Fora de casa, a equipe alvinegra chegou a abrir o placar contra o então vice-lanterna Avaí, mas sofreu a virada no início do segundo tempo e não conseguiu evitar o revés por 3 a 2, no Estádio da Ressacada. Ainda que mantenha a liderança do torneio nesta 13ª rodada, o time de Tite passa a ter rivais como Flamengo e Palmeiras mais próximos.

Uma semana depois de perder por 1 a 0 para o Cruzeiro no Estádio do Pacaembu, o Corinthians voltou a campo e abriu o marcador com Emerson, que substituiu o contundido Liedson. No entanto, o Avaí contou com um gol de William e dois de Rafael Coelho para reverter o placar na etapa final em Santa Catarina e assegurar o triunfo - o primeiro como mandante no Brasileiro. Jorge Henrique ainda descontou nos acréscimos.

Com um jogo a menos que os demais adversários do G-4, o Corinthians seguiu com 28 pontos ganhos e agora tem apenas um de frente sobre Flamengo, vice-líder, e três sobre os rivais paulistas São Paulo e Palmeiras, respectivamente terceiro e quarto colocados, com 25. Já o Avaí, que festejou seu segundo resultado positivo no Brasileiro, deixou provisoriamente a vice-lanterna, chegando a dez e ultrapassando o América-MG, com oito.

As duas equipes voltarão a campo pela 14ª rodada do Brasileiro na quarta-feira, em partidas marcadas para as 19h30 (de Brasília). O líder Corinthians recebe o América-MG no Pacaembu, enquanto o Avaí terá que viajar ao Nordeste do Brasil para medir forças com o Ceará, no Estádio Presidente Vargas.

O jogo

Após uma semana para poder trabalhar e armar o time, que não pôde contar com Liedson, recuperando-se de uma contusão no joelho, Tite não surpreendeu e escalou Emerson como titular do Corinthians. Fora de casa, o primeiro colocado do Brasileiro não encontrou grande resistência e pressionou bastante o Avaí, chegando a mandar uma bola na trave nos instantes iniciais de jogo.

Aos 6min de bola rolando, o zagueiro Paulo André aproveitou desvio de Emerson após cobrança de escanteio de Jorge Henrique e carimbou o travessão do goleiro Felipe, ex-Santos. O Avaí, com problemas para conter o setor ofensivo corintiano, só conseguiu levar perigo 20 minutos depois, quando Renan saiu mal do gol alvinegro, Rafael Coelho desviou e Fabiano, sem goleiro, errou o alvo e mandou para fora.

A resposta corintiana foi imediata, e aos 27min Paulo André teve uma cabeçada certeira salva em cima da linha pelo zagueiro avaiano Dirceu. Ainda assim, os visitantes garantiram a vantagem por 1 a 0 antes do intervalo depois de uma boa jogada do volante Ralf. Com garra, o meio-campista convocado para a Seleção Brasileira levou a bola ao ataque; Emerson tabelou com Danilo, recebeu na entrada da área e colocou para o fundo das redes aos 31min. O Corinthians poderia ter ficado ainda mais tranquilo se uma finalização de canhota de Willian não tocasse no pé da trave de Felipe aos 42min.

Mas, sem Danilo, que se machucou e foi substituído por Alex, o Corinthians cedeu a igualdade logo com 3min de segundo tempo. O zagueiro Welton Felipe desviou de cabeça depois de escanteio cobrado por Pedro Ken e William conseguiu o 1 a 1. Fabio Santos poderia ter recolocado os paulistas à frente aos 10min, mas seu chute colocado da entrada da área passou rente à trave de Felipe.

Mantendo o embalo pelo empate conseguido, o Avaí virou aos 13min: exibindo um penteado exótico, com um número 11 e as iniciais RC desenhadas na parte raspada do corte moicano, Rafael Coelho recebeu bom cruzamento de William, marcou e aproximou o Avaí da vitória.

O Corinthians tentou ir com tudo para o ataque, mas desperdiçou as oportunidades que teve e Rafael Coelho não perdoou. Em jogada de contragolpe, após bola perdida por Morais no campo de ataque, o atacante bateu firme quando ficou cara a cara com Renan, ampliou o placar da Ressacada e empolgou a torcida avaiana, que cantou, em diferentes melodias, o verso "o Leão voltou".

A empolgação da torcida não diminuiu nem quandoos corintianos descontaram, aos 46min: Willian cruzou na área, Felipe rebateu mal e Jorge Henrique colocou para as redes.

Avaí 3 x 2 Corinthians

Gols

Avaí:

William, aos 3min do 2º tempo; Rafael Coelho, aos 13min e aos 37min

Corinthians:

Emerson, aos 31min do 1º tempo; Jorge Henrique, aos 46min do 2º tempo

Avaí: Felipe; Daniel, Welton Felipe, Dirceu e Bruno; Marcos Paulo (Batista), Fabiano (Diogo Orlando), Pedro Ken e Leandro Lima (Cleverson); Rafael Coelho e William. Técnico: Alexandre Gallo

Corinthians: Renan; Welder (Morais), Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Edenílson) e Danilo (Alex); Willian, Jorge Henrique e Emerson. Técnico: Tite

Cartões amarelos

Avaí: Dirceu e Rafael Coelho

Corinthians: Ralf e Jorge Henrique

Árbitro

Wilton Pereira Sampaio

Local

Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)

Fonte: Terra, www.terra.com.br