Corinthians vence e assume a liderança

Corinthians faz 3 no lanterna Prudente e assume a liderança

O Corinthians "jogou para o gasto", bateu o lanterna Grêmio Prudente por 3 a 0 na noite deste sábado, no Pacaembu, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, ultrapassando o Fluminense na tabela.

Iarley, Jorge Henrique e Elias marcaram para a equipe do técnico Adilson Batista, que chega a 44 pontos, três de vantagem para o rival carioca, que entra em campo para enfrentar o Flamengo neste domingo e ficará com um jogo a mais. O Prudente segue em último, com só 17 tentos.

Sem William e Jucilei, suspensos, além de Ralf, Ronaldo, Dentinho, Chicão, que seguem lesionados, o time da casa enfrentou um rival que também sofreu com baixas: ao todo nove jogadores desfalcaram o Prudente, inclusive os ex-corintianos Marcelo Oliveira e Eduardo Ramos, por força contratual.

Quando a bola rolou, a equipe alvinegra ficou a maior parte do tempo trocando passes no ataque, à espera de espaços na retrancada defesa rival. Mas a primeira chance de perigo foi dos visitantes. Aos 10min, Cleidsson cobrou falta e Hugo desviou de cabeça. A bola passou muito perto da trave direita de Júlio César.

Apesar do susto, o Corinthians seguiu paciente, tentando controlar a posse de bola. E, quando enfim conseguiu furar a defesa visitante, abriu o placar: Elias deu excelente passe para Iarley, que bateu sem chances para Giovanni aos 21min. O time chegaria de novo no primeiro tempo apenas com Roberto Carlos, que chutou forte de esquerda e exigiu boa defesa do goleiro do Prudente. Já a equipe do interior assustou novamente na bola parada - Hugo quase marcou nos acréscimos.

No intervalo, Alessandro, que sentiu após dividida no primeiro tempo, deu lugar a Moacir, enquanto Marcelo Rospide trocou Hugo por Willian. E logo aos 3min o Corinthians teve o que faltou na maior parte da primeira metade do jogo para ampliar: velocidade no ataque. Após cobrança rápida de lateral, Bruno César levou a bola para linha de fundo e cruzou para trás. Jorge Henrique se antecipou e chutou forte para balançar as redes.

O segundo gol logo no início animou a torcida e os donos da casa, que passaram a jogar bonito, com boas trocas de passes no ataque. Aos 9min, Paulinho recebeu na área e cruzou para Jorge Henrique marcar, mas o lance foi invalidado porque o volante estava impedido. A situação se repetiu do outro lado. Henrique Dias chutou de longe e acertou o canto de Júlio César. Porém, a arbitragem considerou que Willian, que estava em posição irregular, participou do lance e anulou o tento.

A jogada não abalou o Corinthians, que seguiu com o controle da partida. Leandro Castan quase deixou o seu após cruzamento de Roberto Carlos (Geovanni fez bela defesa) pouco antes de Elias, com um golaço, dar números finais ao marcador. Após bela troca de passes no ataque, o meia recebeu toque de calcanhar de Paulinho e fez o terceiro aos 37min.

O Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira, quando faz clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, às 22h (de Brasília), em busca da terceira vitória seguida. No mesmo dia, mas às 19h30, o Prudente também terá um rival paulista pela frente: o Palmeiras, no Prudentão.

Fonte: Terra, www.terra.com.br