Coritiba goleia reservas do Vasco por 5 a 1 no PR

Coritiba goleia reservas do Vasco por 5 a 1 no PR

Os times atuaram sem a força máxima porque decidem a Copa do Brasil na quarta-feira

Bastaram 19 minutos de partida para os reservas do Coritiba golearam os suplentes do Vasco por 5 a 1, neste domingo, no Estádio Couto Pereira, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Os times atuaram sem a força máxima porque decidem a Copa do Brasil na quarta-feira, novamente na capital paranaense.

Suspenso da partida decisiva da Copa do Brasil por ter recebido o terceiro cartão amarelo na última quarta-feira, Anderson Aquino foi o grande destaque da partida. O meia-atacante marcou três gols, aos 9min, aos 14min e aos 19min ainda do primeiro tempo. O meia Tcheco abriu a vitória logo aos 2min.

Já no segundo tempo, Maranhão ampliou a vantagem do Coritiba na partida aos 19min. Três minutos depois, Elton dominou na entrada da pequena área para descontar a grande desvantagem vascaína no início da partida.

Líder da competição no começo da rodada, o Vasco sofreu a primeira derrota no Brasileiro e caiu provisoriamente para o sétimo lugar, com seis pontos. Já o time paranaense somou os três primeiros pontos e subiram para o 12º lugar com o triunfo.

Coritiba e Vasco colocam fim à maratona de partidas na quarta-feira, quando se enfrentam pela segunda decisão da Copa do Brasil. O time carioca leva vantagem pois ganhou em São Januário por 1 a 0 ,com gol de Alecsandro. Agora, joga por um empate ou uma derrota por um gol de diferença (a partir de 2 a 1) no Couto Pereira, às 21h50 (de Brasília). Já os donos da casa precisam vencer por dois gols de vantagem. Se a equipe alviverde ganhar por 1 a 0, a decisão será nos pênaltis.

Depois de decidirem a Copa do Brasil e definir quem garante um lugar na próxima edição da Copa Libertadores, as equipes voltam para o Rio de Janeiro. O Vasco vai enfrentar o Figueirense, sábado, às 21h (de Brasília), em São Januário. Um dia depois, o time paranaense encara o Botafogo, às 18h30, no Engenhão.

O jogo

No duelo de reservas, o técnico Marcelo Oliveira mostrou que tem mais jogadores de qualidade no elenco do que Ricardo Gomes. Em apenas 20 minutos, o Coritiba marcou quatro gols e matou a partida. O primeiro aconteceu aos 2min. Anderson Aquino recebeu passe de Tcheco, avançou pela direita, passou por Fernando e cruzou para o meio da área na linha de fundo. O zagueiro Jomar afastou mal e Tcheco apareceu na área para completar para o fundo das redes e abrir o placar.

O Vasco até tentou criar uma jogada, mas foi o Coritiba que voltou a balançar as redes antes dos dez minutos. Marcos Paulo fez bom passe para Leonardo na ponta esquerda, avançou e tocou para o meio da pequena na área. A bola passou por Fernando Prass e Anderson Aquino se antecipou ao marcador para completar para o fundo das redes.

O time carioca teve pouco tempo para tentar se assentar em campo e já sofreu o terceiro gol, aos 14min. O lateral Maranhão roubou a bola no campo de ataque e passou para Anderson Aquino que passou em velocidade. O meia-atacante finalizou de primeira na saída de Fernando Prass e ampliou a fácil vitória do time alviverde.

Com três gols de desvantagem, a perdida equipe do Vasco teve que partir para cima e chegou bem no ataque. Aos 15min, Elton recebeu passe na pequena área e chutou para o gol. A zaga apareceu bem e salvou praticamente em cima da linha.

Três minutos depois, o Coritiba contou com a sorte e com o goleiro Vanderlei para não permitir a reação do adversário. Leandro partiu para o campo do ataque e quando tentou cortar o marcador a bola desviou no zagueiro da equipe da casa. A bola subiu, encobriu o arqueiro e parou na trave. O próprio Leandro aproveitou o rebote na pequena área e finalizou para o gol. À queima-roupa, Vanderlei fez grande defesa.

Se o Vasco teve problemas para balançar as redes do Couto Pereira, o mesmo não aconteceu com o Coritiba. Aos 19min, em lance parecido com o segundo gol, Leonardo cruzou da esquerda e Anderson Aquino dominou e completou para as redes, marcando seu terceiro gol no jogo e quarto da equipe mandante.

Com o Coritiba relaxado, o Vasco perdeu outra incrível chance aos 22min. Após falta lançada na área, a bola bateu em Fernando e ia entrando para o gol, mas Vanderlei se esticou, deu um tapa e praticamente tirou a bola em cima da linha do gol. A bola rondou a pequena área antes de sair pela linha de fundo.

Apesar de os visitantes partirem para o ataque, o Coritiba continuou mandando na partida e criando jogadas pelos lados do campo. Aos 38min, Leonardo deu mais uma assitência para Anderson Aquino, que demorou demais para finalizar e acabou desarmado. Na continuação do lance, Eltinho tabelou com Leonardo, saiu na cara do gol, mas mais uma vez a zaga vascaína trabalhou bem e afastou o perigo.

Para o segundo tempo, o técnico Ricardo Gomes alterou a equipe e colocou Bernardo no lugar de Enrico. Logo em sua primeira jogada, Bernardo arrancou no campo de ataque e chutou de fora da área para fácil defesa de Vanderlei no centro do gol. A alteração melhorou o Vasco, que passou a ser mais incisivo em busca do primeiro gol.

O bom momento do Vasco não durou muito tempo e o Coritiba passou a tocar a bola para deixar o tempo passar. O técnico Marcelo Oliveira ainda alterou a equipe e sacou o craque da partida Anderson Aquino para a entrada de Geraldo, que pode jogar a final da Copa do Brasil como titular.

E em jogada rápida, o Coritiba pegou a defesa do Vasco aberta e chegou ao quinto gol no Couto Pereira. Éverton Ribeiro avançou pelo meio e fez bom passe para Maranhão pelo lado direito. Em vez de tocar para o meio, o lateral arriscou direto para o gol e ampliou a vantagem da equipe mandante.

O Vasco ainda conseguiu descontar a desvantagem na partida. Aos 22min, Bernardo cobrou falta direta para o gol rasteira. Elton dominou no meio da área e chutou livre para o fundo das redes, marcando o primeiro gol da equipe carioca neste domingo.

O gol voltou a animar o Vasco na partida, que partiu para cima do adversário. Porém, foi o Coritiba que voltou a ameaçar a meta defendida por Fernando Prass com perigo. Aos 31min, Triguinho cruzou pelo lado esquerdo e Leonardo subiu sozinho e cabeceou bonito. O goleiro vascaíno foi bem e espalmou com estilo.

Coritiba 5 x 1 Vasco

Gols

Coritiba: Tcheco aos 2min, Anderson Aquino aos 9min, aos 14min e aos 19min do 1º tempo e Maranhão aos 19min do 2º tempo

Vasco: Elton aos 22min do 2º tempo

Coritiba

Vanderlei; Maranhão, Lucas Claro, Walisson e Eltinho (Triguinho); Marcos Paulo, Djair, Tcheco e Éverton Ribeiro (Everton Costa); Anderson Aquino (Geraldo) e Leonardo

Técnico: Marcelo Oliveira

Vasco

Fernando Prass; Fágner, Fernando, Jomar e Max (Irrazábal); Jumar, Fellipe Bastos, Jéferson e Enrico (Bernardo); Leandro e Elton

Técnico: Ricardo Gomes

Cartões Amarelos

Coritiba: Walisson e Lucas Claro

Vasco: Fellipe Bastos e Irrazábal

Árbitro

Celio Amorim (SC)

Local

Couto Pereira, Curitiba (PR)

Fonte: Terra, www.terra.com.br