Cruzeiro faz 7 no Democrata e lidera o Camp. Mineiro

E na tarde deste domingo, o grande personagem foi Thiago Ribeiro,

Uma vitória categórica para assumir a liderança do Campeonato Mineiro. Essa frase resume a atuação do Cruzeiro neste domingo. Em confronto realizado na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o clube comandado pelo técnico Cuca atropelou o Democrata de Governador Valadares por 7 a 0 e chegou à primeira colocação do Estadual, embora tenha uma partida a mais do que os adversários.

E na tarde deste domingo, o grande personagem foi Thiago Ribeiro, que por três vezes balançou as redes. Beneficiado pela ausência de Wellington Paulista, fora para recuperar a melhor forma física, o ex-atleta do São Paulo brilhou diante do Democrata. Além do camisa 11, Emerson, contra, Farías, o estreante Ortigoza, ex-Palmeiras, e André Dias marcaram para o time celeste.

O expressivo resultado fez o Cruzeiro chegar aos 16 pontos e igualar o América-MG, que venceu o Guarani no sábado por 4 a 2. No entanto, o clube de Cuca ultrapassa o rival alvirrubro pelo saldo de gols (13 contra 9). Já o Democrata, estacionado com três tentos no Estadual, permanece em décimo, beirando a zona de rebaixamento.

Embalado pela impressionante goleada deste domingo, o Cruzeiro volta a campo pelo Campeonato Mineiro apenas no próximo sábado, às 16h (de Brasília), quando terá pela frente o Funorte. Por outro lado, o Democrata de Governador Valadares recebe no domingo, às 16h, no Estádio Mamudão, Uberaba.

No entanto, o Cruzeiro direciona a atenção para a Copa Libertadores da América. Na quarta-feira, às 21h50, a equipe mineira recebe, em Sete Lagoas, o Deportes Tolima, pela quarta rodada da fase de grupos. O clube comandado por Cuca soma sete pontos e ocupa a liderança da chave 7. Uma vitória na Arena do Jacaré aproxima os brasileiros da classificação às oitavas de final.

O jogo

O Cruzeiro começou o jogo em altíssima velocidade. E com show particular de Thiago Ribeiro. Logo aos 3min, o camisa 11 recebeu cruzamento de Farías e abriu o placar em Sete Lagoas.

O Democrata, porém, não se intimidou e quase empatou pouco tempo depois com Ely Thadeu, mas Fábio fez boa defesa. No entando, parou por ai. A Raposa, com três atacantes em campo, começou a imprimir um ritmo alucinante. O segundo gol, com isso, era apenas uma questão de tempo.

Aos 20min, após bola mal recuada, Thiago Ribeiro só teve o trabalho de passar pelo goleiro Vilar para marcar o segundo gol. Com a desvantagem no placar, o time visitante praticamente virou um figurante em campo, assistindo ao passeio dos comandados de Cuca.

O Cruzeiro, percebendo a facilidade, resolveu não tirar o pé do acelerador. Após duas boas chances desperdiçadas por Pablo e Wallyson, o time celeste chegou ao terceiro gol. E novamente Thiago Ribeiro estava no lugar certo, na hora certa. Aos 32min, ele aproveitou passe de Farías e chutou sem chances para Vilar.

A goleada já estava construída, mas quem pensou que iria parar, pelo menos nos primeiros 45min, se enganou. Emerson (contra) e Farías ampliaram o placar para 5 a 0.

No segundo tempo o Cruzeiro passou a administrar a partida. Com isso, o Democrata quase descontou com Fernandão. No entanto, o atacante perdeu duas excelentes chances.

O técnico Cuca cumpriu o que havia dito durante a semana e promoveu a estreia do paraguaio Ortigoza. E ele provou ser pé-quente. Aos 23min, ele aproveitou confusão na área, dominou e tocou por cima do goleiro Vilar.

Quem também aproveitou para deixar o seu foi André Dias, que acertou um belo chute de fora da área e fechou o placar em Sete Lagoas.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 7 x 0 Democrata-GV

Gols

Cruzeiro: Thiago Ribeiro, aos 3min do primeiro tempo, aos 20min do primeiro tempo e aos 31min do primeiro tempo; Emerson (contra), aos 39min do primeiro tempo; Farías, aos 42min do primeiro tempo; Ortigoza, aos 23min do segundo tempo; e André Dias, aos 35min do segundo tempo

Cruzeiro

Fábio; Pablo, Gil, Victorino e Everton; Marquinhos Paraná (Leandro Guerreiro), Henrique e Dudu; Wallyson (Ortigoza), Thiago Ribeiro e Farías (André Dias). Técnico: Cuca.

Democrata-GV

Vilar; Lúcio, Sílvio e Emerson; Juninho, Cláudio, Taércio, Ernani (Márcio Duarte) e Renê (Vinny); Ely Thadeu e Fernandão. Técnico: José Maria Pena.

Cartões Amarelos

Cruzeiro: Victorino

Democrata-GV: Silvio e Ely Thadeu

Árbitro

Renato Cardoso Conceição

Local

Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)

Fonte: Terra, www.terra.com.br