Damião reage de erro no 1º min, salva Brasil e justifica escolha de Mano Meneses; 3 a 2

Damião reage de erro no 1º min, salva Brasil e justifica escolha de Mano Meneses; 3 a 2

Leandro Damião foi primordial na classificação da Seleção Brasileira

Leandro Damião poderia ter começado a partida no banco de reservas, assim como ocorreu contra a Bielorrússia. Mas ganhou a preferência de Mano Menezes em relação a Alexandre Pato e acabou sendo a figura central na sofrida classificação brasileira para as quartas de final do torneio masculino dos Jogos Olímpicos de Londres, neste sábado, no St. James Park, em Newcastle.

Primeiro, por um gol incrível perdido logo no primeiro minuto de jogo, lance que poderia ter facilitado o trabalho brasileiro na vitória por 3 a 2 contra Honduras. O camisa nove pegou uma bola espirrada e avançou livre em direção ao gol. Porém, no arremate, tentou tirar demais do goleiro Jose Mendoza e deixou seus companheiros atônitos.

O jogo ficou nervoso com um gol de Honduras aos 12min e com a partida irregular dos brasileiros. Damião parecia sentir o lance e, embora participativo, não conseguia levar perigo aos hondurenhos. Em caso de eliminação, o gol perdido no primeiro minuto seria lembrado e ele não escaparia e cobranças. A reação era necessária.

E veio em um lance de oportunismo, que justificou a escolha de Mano pelo camisa nove. Bola cruzada por Hulk na área, falha coletiva da zaga hondurenha e a bola ficou dando sopa. Damião se abaixou, esticou a perna e empurrou para o gol vazio. O empate aliviava a situação do Brasil, já com um homem a mais em campo, e foi comemorado com uma corrida até o banco, batidas no peito e abraços no reserva Bruno Uvini e em Mano Menezes.

O lance, no entanto, esteve longe de deixar o jogo tranquilo. No segundo tempo mais uma vez Honduras marcou e colocou pressão no Brasil. E mais uma vez Damião apareceu, ao sofrer no minuto seguinte o pênalti que originou o gol de Neymar: os dois gols brasileiros tiveram participação de Damião, mas ainda não era o bastante. Era preciso evitar a prorrogação.

E foi o que aconteceu, aos 15min do segundo tempo. Damião recebeu de Neymar, fez o giro em cima do zagueiro e empurrou para o gol. 3 a 2 Brasil, com dois gols do colorado e participação fundamental no outro. Damião foi do desespero do lance perdido no primeiro minuto à condição de salvador brasileiro e artilheiro do País na competição, com quatro gols.









Fonte: Terra, www.terra.com.br