De CR7 favorito a Fernanda Lima estrela; tudo sobre a Bola de Ouro

De CR7 favorito a Fernanda Lima estrela; tudo sobre a Bola de Ouro

. A cerimônia do prêmio acontecerá em Zurique, na Suíça, e será marcada por um cenário incomum nos últimos anos

A Fifa divulgará, nesta segunda-feira, os vencedores da Bola de Ouro da temporada 2013. A cerimônia do prêmio acontecerá em Zurique, na Suíça, e será marcada por um cenário incomum nos últimos anos: Lionel Messi, que levou os prêmios de melhor jogador do mundo entre 2009 e 2012 diante de pouco questionamento, tem boas chances de perder a coroa para Cristiano Ronaldo, favorito à conquista da principal premiação do evento com início às 15h30 (de Brasília). Campeão europeu com o Bayern de Munique, Franck Ribéry também corre por fora, com mais chances do que "coadjuvantes" de edições anteriores.

Com uma série de lesões nos últimos meses, o argentino do Barcelona teve dificuldades para acompanhar o ritmo de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Com 20 gols na temporada 2013/2014, contra oito do argentino, o melhor jogador do mundo em 2008 desponta como líder das apostas. E mesmo com o ano sem títulos, o astro português tem a seu favor as atuações individuais ? inclusive pela seleção portuguesa, em especial nas atuações decisivas pela repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2014.

Porém, com a temporada quase perfeita do Bayern de Munique, Franck Ribéry surge como principal rival de Cristiano Ronaldo na briga. Sem jamais ter sido indicado entre os finalistas do prêmio, o francês colhe os frutos das conquistas do Bayern em 2013 (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes). De quebra, ainda foi eleito o melhor jogador da Liga dos Campeões.

A categoria de melhor jogador masculino do ano é a mais aguardada da cerimônia, mas não é a única em disputa. Entre as mulheres, Marta foi finalista nos oito últimos anos, mas perdeu em 2005, 2011 e 2012. Ainda assim, é a maior vencedora da história do prêmio, com cinco títulos: 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. A alemão Nadine Angerer (do Brisbane Roar-AUS) e a americana Abby Wambach (do Western New York Flash-EUA) são as outras duas finalistas.

Entre os treinadores, a prêmio masculino será disputado por Alex Ferguson (aposentado, ex-Manchester United), Jupp Heynckes (aposentado, ex-Bayern de Munique) e Jurgen Klopp (Borussia Dortmund). Entre os comandantes de times femininos, decidem a premiação Ralf Kellermann (Wolfsburg-ALE), Silvia Neid (da seleção da Alemanha) e Pia Sundhage (técnica da Suécia).

Ainda que seja favorito ao prêmio referente a 2013, Cristiano Ronaldo pode não subir ao palco para receber seu desejado troféu. O motivo: uma rusga com Joseph Blatter, que não ficou totalmente resolvida.

Em outubro, o presidente da Fifa disse que preferia o perfil ?bom garoto? de Lionel Messi, ao invés do jeito de ?comandante? de Cristiano Ronaldo. De quebra, Blatter ainda disse que o português gastava ?dinheiro demais? com o cabeleireiro e que preferia o argentino como jogador.

Mais tarde, o dirigente se desculpou com o português ? que chegou a comemorar um gol batendo continência em campo. As duas partes colocaram panos quentes na questão, mas o meia do Real Madrid já ameaçou boicotar o evento deste ano.

A brasileira Fernanda Lima será a apresentadora do evento na Suíça. Destaque do sorteio da Copa do Mundo, realizado na Costa do Sauípe (BA) em dezembro, a modelo gaúcha ganhou moral com a Fifa e comandará o cerimonial ao lado do ex-jogador holandês Ruud Gullit ? que, por sua vez, já tem experiência anterior com o evento.

Aos 36 anos, Fernanda Lima está na TV desde 1999, ano de sua estreia na MTV, mas ganhou destaque nacional apenas ao se transferir para a RedeTV! meses depois, quando passou a apresentar um programa de videoclipes. Desde então, passou de novo pela MTV e chegou à Rede Globo em 2005, na qual atua como atriz e apresentadora.

Em dezembro, Fernanda Lima ganhou destaque mundial ao apresentar o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, esteve ao lado do marido, Rodrigo Hilbert.


De C. Ronaldo favorito a Fernanda Lima estrela; saiba tudo sobre a Bola de Ouro

Fonte: Terra