Desafio Serra dos Matões terá trilhas e aventura

Desafio Serra dos Matões terá trilhas e aventura

Ao todo, os participantes vão percorrer 11 quilômetros e 500 metros por mirantes incríveis

Está aberta a temporada de investir em aventura e fortes emoções. Isso porque começaram as incrições para o Desafio Serra dos Matões, que acontecerá no próximo dia 06 de junho, a partir das 14h30, no povoado Gado Bravo, em Pedro II, a 200 quilômetros de Teresina.

Ao todo, os participantes vão percorrer 11 quilômetros e 500 metros por mirantes incríveis, com subidas e descidas extremamente técnicas. Um percurso repleto de emoções e surpresas para os atletas adeptos dessa modalidade esportiva.

Segundo explica um dos organizadores da prova, Luciano Uchôa, "a nossa intenção é caracterizar ainda mais a prova como uma corrida genuinamente trail, ou seja, de trilha.

Após a edição de 2014, edição-Trombas, por onde passamos por paisagens deslumbrantes, começamos o ano de 2015 percorrendo trilhas já conhecidas em Pedro II, assim como desbravando novos caminhos que pudessem corresponder às expectativas dos corredores.

E foi por conta disso que conhecemos a trilha do Gado Bravo, uma trilha muito interessante, bem técnica, com muitas subidas, diversificação de terreno e um visual incrível, passando ainda por um trecho com muitas pe- dras e com uma inclinação bem acentuada, até chegar ao Mirante do Gritador, ponto final da prova", diz.

Luciano conta que este tipo de desafio é denominado uma "trail run" ou corrida em trilhas, por onde se passam por diversos pisos, como por exemplo, terra, pedra e lama. "Podendo passar também por calçamentos e asfalto.

E dependendo da prova, os atletas podem ser obrigados a levar apitos (para sinalização), lanternas, primeiros socorros", reforça, comentando que como esta prova ocorre em locais mais preservados, o acesso tende a ser difícil.

Só para ter uma ideia, este ano, o deslocamento até a largada no povoado Gado bravo, será de aproxadamente 1h e 30 minutos.

Quanto ao motivo que leva os atletas a participarem do desafio, Luciano frisa que a ideia é passar uma nova experiência, novas sensações durante o desafio, ou seja, "colocá-los em contato com paisagens incríveis, com desafios de relevo e de altimetria significativos. Creio que eles buscam estes aspectos", pondera.

Para esta edição do Desafio Gado Bravo, já foram confirmados 30 atletas da cidade de São Luís, o que corresponderá a 30% da prova, visto que a mesma tem vagas limitadas para 100 atletas.

O organizador explica que a idade mínima para participar é de 18 anos e a prova é dividida em categorias por idade (de 10 em 10 anos) para manter o equilíbrio competitivo da prova.

O desafio premiará os três primeiros atletas de cada categoria com troféus e haverá medalha de finisher para todos que completarem a prova no tempo máximo de 2h e 30 minutos.

Fonte: Jornal MN