Desinteresse de brasileiros pela Copa bate recorde, diz Datafolha

Ainda assim entrevistados colocam o Brasil como favorito ao título

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não teve Tite, quarteto mágico ou invencibilidade que salvasse. Uma pesquisa do Datafolha, publicada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo", mostra que a desmotivação dos brasileiros com a Copa do Mundo bateu recorde. Segundo o levantamento, 53% dos torcedores em potencial da seleção afirmam não ter qualquer interesse pelo Mundial da Rússia, que começa na próxima quinta-feira, dia 14.

O índice de desinteresse disparou às vésperas do começo do maior torneio de futebol: em janeiro, 42% se diziam desmobilizados pela busca do hexacampeonato. O Datafolha destaca que a marca é a pior desde 1994, início da série histórica. É a primeira vez que mais da metade dos brasileiros reconhece não ter interesse pela Copa.

Apesar da desmobilização, 48% dos entrevistados colocam o Brasil como favorito ao título na Rússia.

O desencanto pelo Mundial é maior entre as mulheres (61%), pessoas de 35 a 44 anos (57%), moradores da região Sul (59%) e brasileiros com renda familiar de até dois salários mínimos (54%). O instituto entrevistou 2.824 pessoas em 174 municípios entre os dias 7 e 8 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apenas 18% dos entrevistados destacou que tem grande interesse pela competição, mesma porção dos que dizem ter interesse médio. Os pouco interessados são 9%. Até então, a pior marca da pesquisa havia sido estimada em 2014, que não empolgou 36% dos brasileiros. O amor pela seleção tem caído com o passar dos anos: em 1994, quando a seleção trouxe para casa o tetracampeonato, apenas 20% declarava não se interessar pela Copa.

O jornal foi à ruas e elencou a crise econômica, a corrupção na Confederação Brasileira de Futebol e o 7 a 1 da Copa de 2014 como possíveis explicações para a queda no interesse com o Mundial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES