Dez anos depois, Fla e Vasco enfim se reencontram na decisão do Carioca

Em 2004, Jean teve tarde iluminada e deu título ao Rubro-Negro.

Flamengo e Vasco voltam a se encontrar em uma final de Campeonato Carioca depois de 10 anos. A última recordação da decisão é favorável ao Rubro-Negro. Em 2004, depois de vencer a primeira partida por 2 a 1, o time da Gávea chegou à conquista com vitória por 3 a 1, sendo três gols de Jean - que marcou seu nome na história do clube. Já o último triunfo Cruz-Maltino quando os rivais se encontraram na finalíssima vem de 1988. Cocada garantiu a faixa de campeão com um gol que também entrou para a galeria dos clássicos.


Dez anos depois, Fla e Vasco enfim se reencontram na decisão do Carioca

Agora, a decisão do Carioca se dará em dois jogos, nos próximos domingos. O Flamengo tem a vantagem de poder empatar duas vezes para ficar com a taça por ter feito a melhor campanha na fase classificatória.

- O Jayme já tem (título este ano), a Taça Guanabara, já é experiente, deixa os mais novos ganharem (risos). É um grande profissional, vai ser um jogo acirrado, disputado e que vença o competente ? disse em tom leve Adilson Batista, depois da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, neste domingo.

Jayme, que acompanhou a vitória do Vasco sobre o Fluminense neste domingo pela TV, muda o foco para o decisivo jogo pela Libertadores, quarta-feira, diante do Emelec, no Equador. O treinador terá que dividir atenção entre as duas competições.

Reveja as últimas conquistas de Vasco e Flamengo quando os times se encontraram numa grande decisão de Campeonato Carioca.

A última vez que o Vasco venceu o Flamengo em uma decisão de Campeonato Carioca foi no ano de 1988. Por ter conquistado dois turnos e o Flamengo apenas um (a fórmula de disputa era diferente), o Vasco entrou com um ponto de vantagem na decisão do estadual. O time treinado por Sebastião Lazaroni ganhou o primeiro jogo por 2 a 1 e foi para o segundo jogo com vantagem ainda maior. O Cruz-Maltino selou a conquista com o histórico gol do lateral Cocada - que entrara no lugar de Vivinho aos 41 minutos do segundo tempo e, aos 44, colocou a cereja do bolo e seu nome na história do clube. O jogo ainda terminou em confusão entre o rubro-negro Renato Gaúcho e Romário, do Vasco.

O Flamengo saiu em vantagem na decisão do Carioca de 2004 ao vencer o primeiro jogo por 2 a 1. Na segunda partida, logo com dois minutos de jogo, Valdir Bigode fez 1 a 0 e apimentou a final estadual. O Vasco pressionou, o Rubro-Negro equilibrou a partida e brilhou a estrela de Jean, que balançou as redes três vezes e selou o placar de 3 a 1. O jogo teve diversas expulsões, foi quente e terminou com o título da equipe da Gávea, no último duelo entre os rivais em uma grande decisão de Campeonato Carioca.

Outros encontros decisivos em 2006 e 2011

Depois de 2004, ainda pelo Carioca, Flamengo e Vasco viveram clima de decisão, mas apenas de um turno, em 2011. Os times se encontraram na final da Taça Rio. O Rubro-Negro já tinha sido campeão da Taça Guanabara. Depois de 0 a 0 no tempo normal, o time da Gávea venceu nos pênaltis, quando os vascaínos perderam três de quatro cobranças, e foi campeão direto.

Já em 2006, o duelo foi pela Copa do Brasil. E o Flamengo sagrou-se campeão, depois de vencer a primeira partida por 2 a 0 (gols de Obina e Luizão), e a segunda por 1 a 0. O lateral-esquerdo Juan foi o autor do gol.

Depois de 1988, vantagem rubro-negraem finais

Após o título com o gol de Cocada, Flamengo e Vasco se enfrentaram em três finais de Carioca fora a de 2004. Em 1999, 2000 e 2001, o Rubro-Negro superou o arquirrival na grande decisão do estadual. Em 1996, foi campeão ao vencer os dois turnos, que eram disputados em pontos corridos. Na última rodada de ambos, o adversário foi o Vasco. A situação inversa se deu em 1992, quando o Vasco foi campeão por conquistar a Taça Guanabara e a Taça Rio, ambas por pontos corridos e com o Flamengo como adversário na última rodada.

Fonte: GloboEsporte