Diego Hypólito vence no salto sobre cavalo e conquista terceira medalha de ouro no Pan

Diego Hypólito vence no salto sobre cavalo e conquista terceira medalha de ouro no Pan

Diego Hypólito fez dois saltos de grande dificuldade e não cometeu falhas

O ginasta brasileiro Diego Hypólito foi o primeiro a saltar sobre o cavalo na final desta sexta-feira, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Elevou tanto o padrão que se tornou inalcançável: nenhum dos outros sete competidores conseguiu bater a sua nota, 15.875, e assim ficou com a medalha de ouro.

Diego Hypólito fez dois saltos de grande dificuldade e não cometeu falhas. Cravou o primeiro e deu um passo para trás ao aterrissar o segundo, conseguindo excelente desempenho. Assim, chega ao seu terceiro ouro em Guadalajara. Antes, foi o melhor no solo, sua especialidade, e também na disputa por equipes.

Quando a vitória foi confirmada no placar do ginásio, o atleta brasileiro recebeu os cumprimentos dos outros competidores. Sua irmã, Daniele Hypólito, que havia acabado de competir na trave, correu para abraça-lo. Ela também conquistou lugar no pódio, ficando o bronze.

Com a pressão causada pela alta nota de Hypólito, os outros competidores arriscaram mais e também erraram por conta disso. O americano Paul Ruger III, por exemplo, foi muito mal em sua primeira tentativa e caiu sentado. A prata ficou com o chileno Enrique Tomás González, que marcou 15.587. O canadense Hugh Smith, último a saltar, terminou com o bronze, com 15.575.

Diego Hypólito é o mais destacado ginasta do Brasil, dono de 15 medalhas de ouro em etapas de Copa do Mundo e duas em Mundiais. Disputou apenas uma Olimpíada, em Pequim (2008), na qual ficou abaixo das expectativas e terminou o solo na sexta colocação. Antes de Guadalajara, conquistou cinco medalhas pan-americanas: duas pratas em Santo Domingo (2003), e dois ouros e uma prata no Rio de Janeiro (2007).





Fonte: Terra