Disputa: Flamengo x Corinthians nas piscinas

Disputa: Flamengo x Corinthians nas piscinas

Este ano a competição terá 434 nadadores inscritos de 41 clubes de todo o país

O 50° Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação - Troféu Maria Lenk 2010 começa a partir das 17h (no horário de Brasília) desta segunda-feira (3), em Santos (SP).

Além dos melhores atletas da natação brasileira, o Maria Lenk terá também a disputa Flamengo x Corinthians nas piscinas. Os dois adversários que se enfrentam no futebol pela Copa Libertadores na próxima quarta-feira (5), no estádio Pacaembu, se encontrarão também na natação.

O Flamengo contará com o fenômeno Cesar Cielo e o Corinthians terá Poliana Okimoto, campeã mundial da maratona aquática em 2009 e que vai disputar em Santos os 400 m, 800 m e 1.500 m. A maior contratação corintiana este ano, Thiago Pereira, competirá pelo Minas, por causa de um acordo que fez com o antigo clube, do qual se despede no Maria Lenk.

A competição deste ano conta com 434 nadadores inscritos de 41 clubes de todo o país e inaugura também os eventos de natação com finais, semifinais e finais no Brasil.

As provas de 50 e 100 m terão as três etapas. A partir dos 200 m, apenas eliminatórias e finais. O programa de provas da eliminatória terá na estreia as provas femininas e masculinas de 200 m peito, 50 m livre, 200 m costas e a séries fracas dos revezamentos 4x50 m livre, 800 m livre feminino e 1500 m livre masculino.

Logo no primeiro dia, destaque para o trio que estreia pelo Flamengo - Cesar Cielo (50m livre), Nicholas Santos (50m livre) e Henrique Barbosa (200m peito).

O Maria Lenk servirá de seletiva para duas competições: Campeonato Pan-Pacific, em Irvine (EUA), de 18 a 23 de agosto, e o inédito Torneio das Quatro Nações de Natação, que reunirá nadadores da Austrália, Brasil, Canadá e França, em Victoria (CAN), nos dias 5 e 6 de agosto.

Ao final da competição em Santos serão formadas duas equipes. A primeira vai para o Campeonato Pan-Pacific, principal meta da seleção adulta de natação na temporada porque reúne em piscina olímpica grandes nomes das piscinas internacionais.

A segunda, formada pelos 28 melhores índices técnicos (14 no masculino e 14 no feminino) entre os que não forem convocados para o Pan-Pacific, viajarão para o Torneio das Quatro Nações.

O Brasileiro Absoluto torna-se importante pois ambas as competições - Pan-Pacific e Torneio das Quatro Nações - valerão como seletivas para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em 2011.

E o torneio da FINA será válido para obtenção de índices para provas individuais nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, e definirá os países que disputarão os revezamentos nesta Olimpíada.

Fonte: R7, www.r7.com