Em casa, brasileiros voltam a enfrentar a Rússia na Copa Davis

Jogo de classificação para o Grupo Mundial 2013 será no Brasil, entre os dias 14 e 16 de setembro.

Um ano após deixar escapar para a Rússia a vaga na elite da Copa Davis, o Brasil terá a chance de dar o troco. Assim como em 2011, a seleção caiu novamente contra a equipe russa nos playoffs de 2012, em sorteio realizado na manhã desta quarta-feira, em Londres. O duelo em busca da classificação para o Grupo Mundial 2013 será realizado no Brasil, entre os dias 14 e 16 de setembro.

O local exato do confronto e o tipo de piso que será utilizado em quadra ainda não foram divulgados. Como o Brasil terá direito a escolher o solo, são grandes as chances de que a equipe do capitão João Zwetsch opte pelo saibro.

A última vez que o país esteve na repescagem da divisão de elite da Davis foi em 2006. De lá para cá, perdeu para Suécia, Áustria, Croácia, Equador, Índia e Rússia.

Já a participação mais recente no Grupo Mundial foi em 2003. A equipe brasileira, que contava com Guga, Flávio Saretta e André Sá, foi eliminada pelo Canadá, por 3 a 2. Desde então, o Brasil disputa as fases do Zonal Americano - a "segunda divisão" do torneio.

O caminho até os playoffs veio de virada. Contra a Colômbia, Thomaz Bellucci deu show. Com a derrota de João Souza, o Feijão, para Santiago Giraldo, por 3 sets a 0, coube ao número 1 do país virar o jogo contra Alejandro Falla e vencer por 3 a 2, empatando em 1 a 1 a série melhor de cinco.

Nas duplas, Marcelo Melo e Bruno Soares superaram Juan Sebastian Cabal e Robert Farah por três sets a zero, e deram a vantagem ao Brasil. Depois, Bellucci vingou a derrota de Feijão e bateu Giraldo por 3 sets a 0, garantindo o placar final de 4 a 1 e a classificação do Brasil.


Em casa, Brasil volta a enfrentar a Rússia nos playoffs da Copa Davis

Os russos, bicampeões da competição, foram surpreendidos e perderam na estreia do Grupo Mundial, em fevereiro, para a Áustria. Fora de casa, a equipe formada por Alex Bogomolov Jr., Mikhail Youzhny, Nikolay Davydenko e Igor Kunitsyn foi derrotada por 3 a 2.

Veja todos os confrontos dos playoffs:

Cazaquistão x Uzbequistão

Alemanha x Austrália

Japão x Israel

Bélgica x Suécia

África do Sul x Canadá

Brasil x Rússia

Itália x Chile

Holanda x Suíça

Fonte: Sportv