Em festa em Copacabana, Rio 2016 lança logomarca dos Jogos

Logomarca será utilizada para divulgar os Jogos de 2016

A Olimpíada do Rio de Janeiro já têm uma cara. Nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro, o Comitê Organizador Rio 2016 anunciou na praia de Copacabana, instantes antes da virada do ano, a logomarca que representará o evento brasileiro. Cerca de dois milhões de pessoas estiveram presentes ao lançamento da logomarca, que dá a ideia de três pessoas com as cores da bandeira nacional se abraçando, delineando o formato do Pão de Açúcar.

Segundo a organização do Rio 2016, a logomarca tem como intenção representar o espírito olímpico, os atletas, o Rio de Janeiro e os cariocas. As cores, que remetem também à bandeira nacional, têm seus próprios significados. O amarelo homenageia o sol, enquanto o azul lembra das águas. O verde representa a natureza e a esperança.

A festa da logomarca foi iniciada pela cantora Daniela Mercury, que realizou uma apresentação como parte dos festejos do Réveillon. Em seguida, ela citou membros importantes da organização dos Jogos, como o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, todos presentes.



A seguir, Daniela chamou ao palco atletas brasileiros para acompanhar o anúncio da logomarca. Ela foi apresentada depois da transmissão de vídeo com depoimentos de esportistas e dirigentes valorizando a cidade e a Olimpíada, exibidos em um painel de LED, com 150 m². Liderados pela cantora, o público cantou a canção Cidade Maravilhosa, animando ainda mais o evento.

Antes do lançamento, os saltadores Maurren Maggi e Caio Cezar dos Santos foram homenageados com um vídeo, para a seguir subirem ao palco, emocionados, juntando-se aos outros atletas já presentes.

O lançamento se iniciou com vídeo que mostrou esportistas no Rio de Janeiro, ao som da música Aquele Abraço, de Gilberto Gil. O filme foi produzido pela Conspiração Filmes e dirigido pelo cineasta Andrucha Waddington. Ao fim da emocionante transmissão, a logomarca foi enfim apresentada.

A festa prosseguiu em Copacabana com um bandeirão de 1.200 m² que cobriu a multidão, exibindo a imagem que representa os Jogos Olímpicos de 2016.

O processo de escolha da logomarca oficial da Olimpíada de 2016 envolveu 139 agências de publicidade, todas brasileiras. Uma comissão julgadora multidisciplinar, formada por 12 profissionais com experiência em mercados nacionais e internacionais, selecionou oito agências finalistas: quatro do Rio de Janeiro, duas de São Paulo e duas de Curitiba.

Nesta "segunda fase", as agências foram examinadas ainda mais detalhadamente, inclusive com entrevistas individuais. Para cada um dos logotipos concorrentes, foram avaliados os seguintes quesitos: conceito, originalidade, criatividade e aplicabilidade da marca.

A agência vencedora foi a Tátil, que lida com empresas como Coca-Cola, Natura, TIM, Philips, P&G, Unimed Rio, Grendene, Walmart, Fiat e Nokia.

Escolhida oficialmente, a logomarca dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será agora exposta constantemente a todo o mundo pelos próximos seis anos.

A intenção de se ter um logotipo da Olimpíada é sintetizar em linguagem visual a essência e as características do evento, que será realizado pela primeira vez na América do Sul.

Desde a primeira Olimpíada, em Atenas 1896, toda edição teve cartazes e símbolos destacando o nome da cidade-sede. Porém, os cinco anéis olímpicos - que se tornaram a representação máxima da principal competição esportiva do planeta - só foram criados em 1913, pelo Barão Pierre de Coubertin.

Fonte: Terra, www.terra.com.br