Em visita ao Brasil, príncipe Harry vai assistir dois jogos da Copa do Mundo

Acompanhado de secretários de Estado do governo britânico, quarto da linha de sucessão ao trono vai acompanhar partida entre Brasil e Camarões

O príncipe Harry, o quarto na linha de sucessão do trono britânico, fará uma viagem de quatro dias ao Brasil, começando nesta segunda-feira por Brasília, de onde seguirá para Belo Horizonte e São Paulo, antes de partir para o Chile, na quinta-feira. Aos 29 anos e fã de futebol, Harry vai assistir a dois jogos da Copa do Mundo: Brasil e Camarões, nesta segunda-feira, em Brasília; e da já eliminada Inglaterra contra Costa Rica, em Belo Horizonte, na terça-feira. Em São Paulo, ele visitará a chamada Cracolândia, local frequentado por usuários de crack no centro da capital paulista, para conhecer o projeto ?De Braços Abertos?, da prefeitura paulistana.


Em visita ao Brasil, príncipe Harry vai assistir dois jogos da Copa e visitar Cracolândia em São Paulo

A agenda da viagem de Harry ao Brasil foi divulgada neste domingo pela embaixada do Reino Unido. Ele deverá desembarcar em São Paulo nesta segunda-feira pela manhã, vindo de Londres, num voo regular da TAM. Em seguida, pegará um voo para Brasília. Os deslocamentos no Brasil serão feitos em avião fretado.

O primeiro compromisso do príncipe no Brasil será uma visita, às 10h30, ao Centro Internacional de Neurorreabilitação Sarah Lago Norte, uma das nove unidades de recuperação de pacientes com lesões cerebrais e medulares da Rede Sarah no país. A previsão é que Harry fique no local até o meio-dia. Ele deverá interagir com crianças e adultos em tratamento no hospital, inclusive andando de canoa com um paciente no Lago Paranoá.

De acordo com a embaixada, o objetivo da vinda ao Brasil é estreitar os laços entre o Reino Unido e o maior país da América do Sul. Será a segunda visita do príncipe ao Brasil: em 2012, ele esteve no Rio e em Campinas. Em geral, Harry realiza de quatro a cinco viagens internacionais por ano. Em 2014, ele já foi à Itália e à Estônia, na Europa.

A ida de Harry à unidade da Rede Sarah, segundo a embaixada, está ligado ao fato de que ele é capitão do Exército e tem interesse particular pela recuperação de soldados feridos em batalhas. Embora a Rede Sarah não seja militar, o trabalho de reabilitação de pacientes com lesão cerebral e medular é referência no Brasil.

À tarde, Harry irá ao Estádio Nacional Mané Garrincha para ver o jogo entre Brasil e Camarões, a partir das 17h. A embaixada não informou para qual seleção o príncipe irá torcer, divulgando apenas que Camarões integra a chamada Comunidade de Nações, organização que reúne países do antigo Império Britânico.

Na terça-feira, o príncipe estará em Belo Horizonte. Ele vai ao estádio Mineirão torcer pela seleção da Inglaterra, que enfrentará a de Costa Rica em sua terceira e última partida na Copa, já que a equipe inglesa não tem mais chance de classificar-se para a próxima fase da competição.

Está prevista, ainda, uma visita ao Minas Tênis Clube, onde funcionará o centro britânico de treinamento durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio, em 2016.

Em São Paulo, Harry irá à Cracolândia na quarta-feira. Segundo a embaixada, o príncipe acompanha de perto projetos sociais no Reino Unido e quer ver como funciona o De Braços Abertos, que presta apoio a dependentes de crack. Na quarta-feira à noite, o príncipe comparecerá a um baile, promovido pelo consulado britânico, em que centenas de convidados vão celebrar a tradicional Queen"s Birthday Party (festa do aniversário da rainha). Ele também visitará uma área de mata atlântica.;

Além de Harry, estará no Brasil o secretário de Estado de Cultura, Mídia e Esportes do governo britânico, Sajid Javid, que ocupa cargo equivalente ao de ministro no Brasil. Ele assinará memorando de cooperação técnica para formação profissional com o ministro brasileiro do Turismo, Vinicius Lages.

Fonte: OGlobo