Entenda por que Cuca não pode assumir o São Paulo agora

Cardiologista explica as condições de saúde do novo técnico do Tricolor

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Contratado para ser o novo técnico do São Paulo a partir de 15 de abril, Cuca não pode assumir o comando do Tricolor imediatamente por conta de um problema no coração. Mas o que impede o treinador de exercer sua função agora? Basicamente o nível de estresse a que ele pode ser exposto.

De acordo com o cardiologista Constantino Constantini, Cuca ainda precisa estabilizar o problema que tem no coração e o fez pausar a carreira depois de comandar o Santos no Brasileirão de 2018.

– Pode ser que não tenha risco hoje ou amanhã, porém, a aterosclerose é um processo evolutivo. Você tem um carro que anda a 120 km/h e faz 10 km por litro. Se quiser usar a 150 km/h, 160 km/h, ele vai andar a 5 km por litro. Se vai a 100 km/h ou 110 km/h você regula a máquina e vai gastar menos gasolina – comparou o médico.

Arquivo Pessoal 

– É a situação do Cuca. A artéria dele tem 50% de entupimento. Se não controlar os fatores de risco, isso evolui e pode ocasionar complicações cardiovasculares que fará com que perca a qualidade de vida precocemente – completou Constantino.

Nos próximos dois meses, até assumir o São Paulo, portanto, Cuca terá de intensificar os cuidados com a saúde para poder comandar o Tricolor longe de qualquer risco.

– Quero que ele coloque em um nível normal todo o transtorno de substâncias gordurosas: colesterol alteradíssimo, triglicerídeos alteradíssimos... Não quer dizer que não possa ir treinar o time, mas tem de equilibrar o próprio metabolismo – alertou o cardiologista.

A preocupação de Constantino é com relação ao histórico recente de estresse a que Cuca foi submetido por conta dos seguidos trabalhos no futebol.

– Cuca é um técnico que está vindo de muitos anos de estresse importante. Em poucos anos comandou o Atlético-MG, que foi campeão, o Palmeiras, também campeão, entre outros clubes – acrescentou Constantino.

Como anunciado pela diretoria do São Paulo, enquanto Cuca termina o tratamento no coração, o coordenador técnico Vagner Mancini será o técnico interino do time no Campeonato Paulista. E neste domingo, às 19h, ele comandará a equipe contra o Corinthians, em Itaquera.

Auxiliar de Cuca, Avlamir Stival, o Cuquinha, iniciará antes o trabalho no São Paulo e vai compor a comissão técnica com Mancini. Até para ajudar, a partir de 15 de abril, na transição. Apesar das restrições ao trabalho, Cuca deve ser apresentado no CT da Barra Funda na próxima semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES