Equipe do Piauí de Rugby estreia com vitória e potencial na XV Liga Nordeste

Equipe do Piauí de Rugby estreia com vitória e potencial na XV Liga Nordeste

A equipe que representa o Estado jogou na Liga Nordeste Rugby XV, que é considerada uma oportunidade para os times testarem seu potencial

Buscando desenvolver o rugby na região Nordeste e no Piauí, a Liga Nordeste Rugby XV é uma oportunidade para os times testarem seu potencial e ganhar visibilidade no cenário nacional.

Os jogos da Liga iniciaram neste sábado com a vitória do Piauí Rugby sobre AMARU (Associação Maranhão Rugby) com um placar significativo, 68 a 3, no Campo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Torquato Neto, na zona Norte da capital.

Dez times do Ceará, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas estão participando da Liga. Neste campeonato está sendo trabalhada a modalidade que leva para o campo 15 jogadores em cada time.

Dois times são do estado, o Piauí e o Parnaíba Rugby. O Delta, outro time de rugby local, vai participar da disputa. O jogo foi conduzido pelo árbitro sul-africano Damon Freeman e pelas auxiliares Érica Viveira e Alana Santiago.

Começou com chuva com cerca de 25 minutos de duração, o que deixou o campo mais pesado, escorregadio e com as linhas se apagando. Quem planejou fazer side-step?s, dribles ou mesmo agarrar com precisão, teve que adiar os planos para o 2º tempo. É praticamente um clássico, com 5 vitórias piauienses e uma vitória dos maranhenses (Liga NE 2012, em São Luís).

Há 07 anos praticando o esporte, André Magalhães faz uma avaliação positiva do jogo de ontem e tem grandes expectativas de que o time vai evoluir mais e mais no decorrer do campeonato. ?Vitória boa. Um bom jogo.

Nesse jogo a gente não pegou nenhum try. Esses três pontos foram, do chute. A gente está fazendo um trabalho de fortalecimento do time?, destaca.

Ele faz uma retrospectiva e acredita que apesar das dificuldades o rugby vem ganhando espaço no Piauí.

?Nosso primeiro ano foi meio complicado, não passamos nem na primeira fase da liga devido à pouca quantidade de atletas. Ano passado fomos vice-campeões. Este ano estamos entrando no campeonato com patrocínio?, destaca.

Treinando de 22 horas à meia-noite às terças, quintas e domingos, os atletas do Piauí Rugby estão se esforçando para ser campeões. Neste ano eles possuem mais atletas, ao todo 32. ?Isso é um diferencial deste ano. Ano passado só tínhamos 23 atletas. AMARU é um time mais forte e o Sampaio é um time mais rápido. Então nós vamos fazer os ajustes.

O primeiro jogo é muito complicado porque ainda tem algumas coisas que não conseguimos aplicar. No segundo jogo queremos fazer algo bem melhor. Já que adquirimos essa experiência no sábado?, declara. A data do próximo jogo será no dia 15 de março contra o Sampaio, time do Maranhão. A partida acontecerá em Teresina.

Fonte: Vicente de Paula