Estreante marca, e Corinthians vira no final contra Mirassol pelo Campeonato Paulista

Estreante marca, e Corinthians vira no final contra Mirassol pelo Campeonato Paulista

O Corinthians versão 2012 de Tite manteve a base campeã brasileira, com algumas mudanças táticas.

A primeira partida oficial do Corinthians na temporada 2012 não contou com grande futebol, mas teve uma virada obtida nos minutos finais. Neste sábado, no Estádio do Pacaembu, a equipe alvinegra derrotou o Mirassol por 2 a 1 em sua estreia do Campeonato Paulista. A igualdade veio no segundo tempo com gol do estreante Elton quando o adversário tinha um jogador a menos, e Dezinho, contra, deu números finais ao jogo.

O Corinthians versão 2012 de Tite manteve a base campeã brasileira, com algumas mudanças táticas. Danilo ficou como opção no banco, e Willian e Emerson formaram o trio ofensivo com Liedson, o centroavante da equipe. Os dois voltavam para auxiliar no meio de campo, deixando o Corinthians em um 4-2-3-1.

Com um primeiro tempo apático em que Xuxa deixou o Mirassol em vantagem, Tite foi arrojado depois do intervalo, em especial depois que Alex Silva foi expulso. O treinador sacou o lateral Alessandro e o zagueiro Paulo André para lançar o meia Danilo e o atacante Elton, ex-Vasco. E o centroavante iniciou a reação o gosto da derrota no primeiro jogo do Paulista.

O jogo

O Corinthians começou a partida em um ritmo calmo, e viu o Mirassol criar as primeiras oportunidades de perigo. Aos 9min, Eric tocou para Malaquias, que chutou forte para a defesa de Júlio César. Três minutos depois, Eric foi lançado e cruzou na área. Esley surgiu em chance clara de finalização, mas errou o arremate e foi desarmado.

O time da casa conseguiu sua primeira chance de gol aos 24min, em cruzamento de Willian para Paulinho na área, mas o volante não conseguiu finalizar e ainda viu a arbitragem anular o lance por impedimento. Se o Corinthians tinha dificuldades em arrematar, o Mirassol fez seu gol. Aos 28min, Esley cruzou pela direita e Xuxa cabeceou para o fundo das redes.

O primeiro tempo seguiu em ritmo tranquilo, com o Corinthians continuando a ter problemas para armar jogadas. A defesa do Mirassol se postava bem, dando poucos espaços aos anfitriões, e o resultado se manteve até o intervalo.

No retorno para a etapa complementar, agora sob chuva, o Corinthians voltou com uma mudança: Jorge Henrique substituiu Willian. Nos primeiros minutos, o Mirassol conseguiu dar trabalho a Júlio César, que deixou o gol em duas oportunidades para evitar ataques adversários. Já o time da casa ameaçou aos 6min, em falta cobrada por Alex que o goleiro Fernando Leal espalmou.

O Corinthians só voltou a ter boa chance de gol aos 16min, quando Emerson foi lançado na área e viu seu chute ser defendido precisamente por Fernando Leal. Vendo que a situação não lhe era positiva, Tite mudou novamente, e sacou Alessandro para a entrada de Danilo. Dali em diante o que se veria era uma forte pressão alvinegra em busca do empate.

A situação para o Corinthians ficou ainda melhor a partir dos 23min, quando Alex Silva cometeu falta em Liedson e recebeu o segundo cartão amarelo. E Tite fez aposta ousada, sacando o zagueiro Paulo André para entrar o atacante estreante Elton. Três minutos depois, o centroavante aproveitou sobra na entrada da área e bateu forte para empatar.

Os minutos finais da partida tornaram-se um treino de ataque contra defesa. Enquanto o Mirassol se fixava em sua área, o Corinthians buscava meios de invadi-la, como troca de passes e bolas aéreas. Mas foi em contra-ataque que veio a virada. Aos 43min, Alex invadiu a área, cruzou e Dezinho completou para o próprio gol.

Fonte: Terra