SEÇÕES

EUA se unem a Canadá e México para fazer a Copa de 2026

Escolhido só será anunciado em 2020

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Copa do Mundo já começa a conhecer suas possíveis sedes para a edição de 2026. Em pleno contexto de segregação, Estados Unidos e México se uniram, junto ao Canadá, e anunciaram nesta segunda-feira (10) a candidatura para receber o torneio.

Apesar da recente ordem do presidente Donald Trump para a construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México, as duas nações parecem ter deixado as diferenças no escanteio, pelo menos no que diz respeito ao futebol. Assim, poderão sediar a primeira Copa na América do Norte desde 1994.

A candidatura tripla é inédita na história da competição. Aliás, a única vez em que mais de um país recebeu o Mundial foi em 2002, quando Japão e Coreia do Sul dividiram a função. Caso o trio seja escolhido, o México se tornará o primeiro país a receber três Copas do Mundo (1970, 1986 e 2026). Os EUA, que já sediaram em 1994, teriam sua segunda edição e o Canadá poderá ver de perto a emoção da competição masculina pela primeira vez - já que, em 2015, foi o país-sede da Copa do Mundo Feminina.

Além da possibilidade de ser a primeira disputada em três países, a Copa do Mundo de 2026 será também pioneira no novo formato da competição, anunciado em janeiro deste ano pela Fifa. Serão 48 seleções disputando a taça - em contrapartida às 32 que disputam até 2022 - em um total de 80 partidas.

O conjunto formado pelas três nações, primeiro a se oferecer à entidade, é um grande favorito na disputa, principalmente por conta da situação dos outros possíveis candidatos.

Países europeus e asiáticos não podem se candidatar, pois estas confederações já irão receber as duas próximas edições do Mundial: Rússia em 2018 e Catar em 2022. A Colômbia, por sua vez, já expressou intenção em sediar, mas sua situação econômica é considerada questionável. O Marrocos é outro país que também mostrou interesse, mas já foi derrotado em outras ocasiões.

Por último, uma parceria entre Austrália e Nova Zelândia é estudada, apesar de os australianos já terem afirmado que não têm interesse. Além já terem sido derrotados na votação que decidiu a sede de 2022, fazem parte da confederação asiática, o que torna necessária uma reavaliação das regras.

Escolha

Ainda estamos longe, no entanto, de saber de fato a sede da Copa de 2026. As candidaturas podem ser feitas até dezembro de 2018. A avaliação da Fifa, então, deve ser finalizada até fevereiro de 2020 para que somente em março do mesmo ano seja escolhido o anfitrião.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos