Portal meionorte.com BETA

PUBLICIDADE
ESCONDER
••• atualizado em 18 de Março de 2012 às 12:30

Fazenda da Paz promove torneio para ressocializar

PUBLICADO POR

Samara Costa


Repórter
Fazenda da Paz promove torneio para ressocializar
ABERTURA | Célio Luiz Barbosa incentiva os jogadores antes da partida Foto: Reprodução

Uma das medidas socioeducativas bastante usadas para recuperar adolescentes que se envolveram com drogas é a prática do esporte como forma de ressocialização e transmissão de valores. De acordo com a Fazenda da Paz, organização governamental sem fins lucrativos que trata jovens e adultos em recuperação contra as drogas, o esporte através do projeto Bola pra Frente vem se mostrando um instrumento eficiente na recuperação destes adolescentes.

Neste sábado, dia 17, os adolescentes de 12 a 17 anos em tratamento na Fazenda da Paz participaram do 1º Torneio de Futsal do Projeto Bola pra Frente. Quatro times disputaram o troféu, sendo duas equipes da comunidade terapêutica, uma do Movimento Pela Paz na Periferia (MP3) e outra do GARRA que trabalha na prevenção do envolvimento dos jovens com as drogas.

De acordo com o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz da Barbosa, o viés tem sido trabalhar a autoestima e o potencial de cada um deles de maneira criativa. Além de promover a integração entre os jovens em tratamento, são repassados a eles através dos educadores os valores que foram perdidos por conta da droga.

?Esse projeto tem vários parceiros e tem conquistado grandes resultados, onde os jovens estão aprendendo a conviver em sociedade através dos olhos da disciplina do esporte. É um chute e um gol para a conquista da sua cidadania e comemoramos isso?, explica Célio Luiz animado.

Segundo o jovem Natanael Barbosa Gomes, 14, que faz parte da comunidade terapêutica Fazenda da Paz e era um dos jogadores do torneio, estar ali foi um momento em que ele sentiu-se valorizado. ?Eu gosto muito de jogar bola e, além disso, aprendemos no projeto as normas do futsal e também a respeitar mais os pais, os mais velhos?, reflete o adolescente.

A presença dos familiares na torcida era intensa e animava os jogadores em quadra. Na ocasião, dois times da Fazenda da Paz disputaram entre si, enquanto o time do MP3 jogou contra o time do Garra. Na final, o time de uniforme preto da Fazenda da Paz jogou com o Garra que acabou vencendo. Os meninos da comunidade conquistaram o segundo lugar e levaram orgulhosos suas medalhas e conquistas, para casa.

SOBRE O PROJETO - O projeto Bola pra Frente é uma parceria da Fazenda da Paz com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que possibilitou a inclusão de uma escolinha de futsal para os adolescentes de 12 a 17 anos em recuperação da dependência química na comunidade terapêutica.

COMUNICAR ERRO

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

  • Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao Portal Meio Norte
160169,noticias

Manchetes em destaque

ver todas as manchetes
Exibir em:

AKICOMPRO

Redes Sociais

  • Facebook
  • Google Plus +1
  • Instagram