Fazenda da Paz promove torneio para ressocializar

Quatro times disputaram o troféu, sendo duas equipes da comunidade terapêutica, uma do Movimento Pela Paz na Periferia (MP3) e outra do GARRA.

ABERTURA | Célio Luiz Barbosa incentiva os jogadores antes da partida | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das medidas socioeducativas bastante usadas para recuperar adolescentes que se envolveram com drogas é a prática do esporte como forma de ressocialização e transmissão de valores. De acordo com a Fazenda da Paz, organização governamental sem fins lucrativos que trata jovens e adultos em recuperação contra as drogas, o esporte através do projeto Bola pra Frente vem se mostrando um instrumento eficiente na recuperação destes adolescentes.

Neste sábado, dia 17, os adolescentes de 12 a 17 anos em tratamento na Fazenda da Paz participaram do 1º Torneio de Futsal do Projeto Bola pra Frente. Quatro times disputaram o troféu, sendo duas equipes da comunidade terapêutica, uma do Movimento Pela Paz na Periferia (MP3) e outra do GARRA que trabalha na prevenção do envolvimento dos jovens com as drogas.

De acordo com o coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luiz da Barbosa, o viés tem sido trabalhar a autoestima e o potencial de cada um deles de maneira criativa. Além de promover a integração entre os jovens em tratamento, são repassados a eles através dos educadores os valores que foram perdidos por conta da droga.

?Esse projeto tem vários parceiros e tem conquistado grandes resultados, onde os jovens estão aprendendo a conviver em sociedade através dos olhos da disciplina do esporte. É um chute e um gol para a conquista da sua cidadania e comemoramos isso?, explica Célio Luiz animado.

Segundo o jovem Natanael Barbosa Gomes, 14, que faz parte da comunidade terapêutica Fazenda da Paz e era um dos jogadores do torneio, estar ali foi um momento em que ele sentiu-se valorizado. ?Eu gosto muito de jogar bola e, além disso, aprendemos no projeto as normas do futsal e também a respeitar mais os pais, os mais velhos?, reflete o adolescente.

A presença dos familiares na torcida era intensa e animava os jogadores em quadra. Na ocasião, dois times da Fazenda da Paz disputaram entre si, enquanto o time do MP3 jogou contra o time do Garra. Na final, o time de uniforme preto da Fazenda da Paz jogou com o Garra que acabou vencendo. Os meninos da comunidade conquistaram o segundo lugar e levaram orgulhosos suas medalhas e conquistas, para casa.

SOBRE O PROJETO - O projeto Bola pra Frente é uma parceria da Fazenda da Paz com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que possibilitou a inclusão de uma escolinha de futsal para os adolescentes de 12 a 17 anos em recuperação da dependência química na comunidade terapêutica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES