Fifa definirá critério para escolher as cabeças de chave da Copa em outubro

Após reunião na manhã desta sexta-feira, Comitê Executivo da Fifa comunica decisão em seu site oficial

pós a reunião do o Comitê Executivo da Fifa, que foi realizada na manhã desta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, entidade máxima do futebol confirmou que o critério do sorteio da Copa do Mundo de 2014 será o mesmo adotado na última edição na África do Sul. Assim sendo, as seleções cabeças de chave, incluindo o Brasil, sairão do próximo ranking divulgado no dia 17 de outubro.

A Fifa não usará o ranking de novembro, pois as seleções que estiverem jogando a repescagem teriam vantagem de aumentar sua pontuação. Se fosse usado na atual circunstância, os cabeças de chave seriam Espanha, Argentina, Alemanha, Itália, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Brasil. Porém, é bom lembrar que algumas dessas equipes ainda não conseguiram a classificação para a Copa do Mundo.


Fifa definirá critério para escolher as cabeças de chave da Copa em outubro

O ranking terá mais duas atualizações até dezembro, mas dificilmente essas equipes vão mudar suas posições. Colômbia e Bélgica, por exemplo, precisam de só um ponto, em dois jogos nas eliminatórias, para se garantir na Copa. O sorteio de todos os confrontos da Copa do Mundo de 2014 será realizado no dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, Bahia.

O início das eliminatórias começou no dia 15 de junho de 2011, com 207 seleções, e terminará dia 20 de novembro de 2013. Das 32 vagas disponíveis, dez já foram preenchidas. Além do Brasil, que não disputou a fase classificatória por ser país sede, Argentina, Japão, Holanda, Coreia do Sul, Irã, Costa Rica, Estados Unidos, Itália e Austrália estão confirmadas.

Fonte: G1