Figueirense vence o Botafogo por 1 a 0 e entra no G-5

Figueirense vence o Botafogo por 1 a 0 e entra no G-5

O resultado mantém a irregularidade da equipe do técnico Caio Júnior

Graças a um gol prematuro do atacante Júlio César, o Figueirense encostou de vez na briga por uma vaga na Libertadores de 2012. Neste sábado, em jogo pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time do técnico Jorginho foi a Estádio do Engenhão e venceu o Botafogo por 1 a 0, colando nas vagas que disputarão a competição continental e complicando a situação botafoguense na disputa pelo título nacional.

O resultado mantém a irregularidade da equipe do técnico Caio Júnior, que contabilizou sua segunda derrota em três partidas (caiu diante do Avaí também) e segue com 55 pontos - Corinthians e Vasco, ambos com 58, jogam neste domingo. O Figueirense, por sua vez, chegou a sua 12ª partida sem perder e foi a 53 pontos. Agora, ocupa provisoriamente a quinta posição, torcendo por tropeços de Flamengo (52 pontos) e Internacional (51) no complemento da rodada para terminar a rodada com uma vaga continental.

Nem bem começou a partida deste sábado, e o Figueirense já abriu o placar: logo aos 4min do primeiro tempo, Júlio César recebeu na entrada da área, abriu pela direita e arriscou um forte chute de longe, surpreendendo o goleiro Jéfferson e fazendo 1 a 0. Três minutos depois, o mesmo Júlio César invadiu a área pela esquerda, fintou a marcação e bateu, parando na defesa do camisa 1.

O Botafogo teve grande chance aos 8min, mas Loco Abreu não aproveitou a sobra de bola e chutou em cima da defesa catarinense. A noite, porém, era de Júlio César: aos 25min, Juninho deu passe para o atacante, que mais uma vez entrou na área, driblou Jéfferson e chutou para fora, perdendo a chance de ampliar.

O Botafogo tentava controlar a bola no ataque, mas acabou levando mais um susto catarinense na etapa final: aos 19min, Wellington Nem recebeu o cruzamento de Coutinho na cara do gol e só não ampliou porque Jéfferson salvou com os pés. Nas arquibancadas, a torcida botafoguense protestava.

No ataque, o time carioca ainda teve três oportunidades. Primeiro, aos 34min, Lucas invadiu a área e bateu cruzado, rente à trave do goleiro Wilson. Depois, aos 36min, Loco Abreu recebeu o cruzamento e ajeitou de cabeça para Éverton, que mandou por cima. O uruguaio ainda teve nova chance aos 45min, mas cabeceou por cima o cruzamento de Renato.

Os dois times voltam agora a entrar em campo no próximo final de semana, quando será disputada a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. No sábado, o Figueirense recebe o Atlético-MG no Estádio Orlando Scarpelli às 19h (horário de Brasília). No mesmo horário, mas no dia seguinte, o Botafogo faz o clássico no Estádio do Engenhão com o Vasco da Gama.

Ficha técnica

BOTAFOGO 0 X 1 FIGUEIRENSE

Gols

FIGUEIRENSE: Júlio César, aos 4min do primeiro tempo

BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Léo (Herrera), Renato e Maicosuel; Elkeson (Éverton) e Loco Abreu

Treinador: Caio Júnior

FIGUEIRENSE: Wilson; Bruno Vieira (Pablo), Roger Carvalho, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio (Jônatas), Coutinho (João Paulo) e Elias; Wellington Nem e Júlio César

Treinador: Jorginho

Cartões amarelos

BOTAFOGO: Marcelo Mattos

FIGUEIRENSE: Bruno Vieira, Elias, Wellington Nem e Juninho

Árbitro

Heber Roberto Lopes (PR)

Local

Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: Terra