Figueirense vence Sport fora de casa com placar de  1 x 0

Figueirense vence Sport fora de casa com placar de 1 x 0

Após um primeiro tempo com poucas oportunidades, Aloísio marcou o seu primeiro gol no nacional e garantiu os três pontos

O Figueirense venceu o Sport por 1 a 0 no estádio da Ilha do Retiro, em Recife, e conquistou a segunda vitória após 16 rodadas do Campeonato Brasileiro. Após um primeiro tempo com poucas oportunidades, Aloísio marcou o seu primeiro gol no nacional e garantiu os três pontos, fato que não acontecia desde a estreia no torneio, no dia 19 de maio, contra o Náutico.

Com o resultado, os catarinenses abandonam a lanterna, que passa a ser do Atlético-GO. Os goianos empataram com Santos, neste sábado, no Pacaembu, e os dois clubes chegaram aos 11 pontos. Porém, o Figueirense tem melhor saldo e termina a rodada na 19ª colocação, a três do Sport. Com a derrota, os pernambucanos permanecem na 16ª colocação e podem entrar na zona de rebaixamento, caso o Palmeiras vença o Fluminense, no domingo, às 18h30, no estádio do Engenhão.

No primeiro tempo, o Sport partiu para o ataque desde o início, teve mais posse de bola, mas não conseguiu transformar o domínio das ações ofensivas em gols. Com o Figueirense utilizando três volantes próximos a grande área, a equipe pernambucana buscava as laterais, em especial a esquerda ofensiva, para tentar furar o bloqueio dos catarinenses, criar as jogadas e tentar abrir o placar. Porém, apenas em uma oportunidade o atacante Gilberto, desequilibrado, chutou e obrigou o goleiro Wilson fazer a defesa.

A equipe comandada por Hélio dos Anjos adotou a estratégia de se defender e partir nos contra-ataques, porém, deixou ficar com a posse de bola e passou grande tempo dos 45 minutos se defendendo. A dificuldade para chegar ao ataque foi tanta que aos 38 o treinador retirou o jovem Guilherme Lazaroni para colocar o experiente Fernandes, para tentar prender a bola e aumentar as jogadas ofensivas. O Figueirense reagiu, mas seguiu sem construir oportunidades claras de gol.

Na segunda etapa, o Sport iniciou pressionando. Aos seis minutos, Marquinhos invadiu a área e bateu rasteiro. Wilson bem posicionado impediu a abertura de placar defendendo a bola com as pernas. Quatro minutos depois, Guilherme Santos lançou Aloísio, o ataque se livrou da marcação com a cabeça, invadiu a área e chutou sem chances para Magrão, marcando o seu primeiro gol no Brasileiro.

Com o gol, o Sport tentou aumentar a força ofensiva, continuou com boa posse de bola, mas tinha dificuldades para furar a defesa catarinense. Aos 14, Marquinhos arriscou de longe e obrigou Wilson a saltar e espalmar a bola para a linha de fundo. No restante da etapa final, o Figueirense ainda teve duas oportunidades para ampliar, mas em uma delas a bola bateu no poste e no segundo Caio furou sem goleiro dentro da pequena área.

Na próxima rodada, o Sport vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, às 21h50. Na quinta, o Figueirense recebe o Santos, no estádio Orlando Scarpelli, às 21h.

Fonte: UOL