Fla aposta em trabalho mental para não entrar na pilha no Maracanã

O Flamengo volta ao Maracanã amanhã

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Flamengo volta ao Maracanã amanhã, contra o Coritiba, e quer trazer de volta aquela serenidade e controle de jogo exibidas quando o time viajou pelo Brasil e emendou uma sequência de vitórias em outros estádios.

Na reta final pelo título, o Rubro-negro tinha obrigação de vencer Corinthians e Botafogo em seu palco preferido, mas o controle de jogo virou um descontrole de nervos, com a equipe pilhada. Desde então, o conjunto se perdeu, as atuações pioraram e o time só voltou a vencer diante do América-MG, mesmo sem jogar bem.

Desde o começo do ano, no entanto, um trabalho transdisciplinar envolvendo o setor de psicologia do clube tem a preocupação com uma das três grandes competências em uma partida: a mental-emocional. O protocolo foi intensificado pelo psicólogo Carlos Eduardo Brito e o coordenador da área Fernando Gonçalves, em meio a queda de rendimento e desgaste do elenco.

— Passamos o ano em turnê. Boa parte do trabalho é mental. Há abordagem também nos jogos, nos treinos. Não é apagar incêndio, dar motivação, é um modelo pedagógico de treinamento — explicou Gonçalves.

Segundo o consultor, o Maracanã, dois meses antes de ser liberado, virou objeto de incentivo aos atletas. Ele nega que os jogadores tenham sentido o retorno.

— O Maracanã sempre foi uma motivação. Quando faltavam dois meses para voltar ao estádio, essa perspectiva era uma motivação num ambiente de avião e hotel. Era como a cenoura na frente do coelho, uma recompensa — ilustra o especialista.

Nesse cenário, as conversas se intensificaram com jogadores e com o técnico Zé Ricardo. Alguns caíram de produção, como Arão. Guerrero, por exemplo, não ficou tão nervoso nos jogos e melhorou o rendimento. Para Gonçalves, fruto do trabalho de confiança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES