Fla e Flu fazem primeiro clássico com dois negros à frente dos time

Ex-jogadores do clube, eles enfrentam-se pela primeira vez num inédito Fla-Flu

a presença reforça o que se busca na sociedade: igualdade e oportunidades para todos. | OGlobo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois representantes legítimos de Fluminense e Flamengo estarão à frente das equipes no clássico deste domingo, às 16h, no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Ex-jogadores do clube, eles enfrentam-se pela primeira vez num inédito Fla-Flu comandado por técnicos negros, em mais de um século do confronto.

Num momento de amplo debate sobre racismo pelos últimos acontecimentos ocorridos no futebol mundial, a presença deles no comando de dois clubes da elite nacional reforça o que se busca em todos os setores da sociedade: igualdade e oportunidades para todos.

- É uma demonstração que estamos avançando. Não deixa de ser a quebra de algumas barreiras estarmos ocupando esse espaço. O acesso é difícil, a dificuldade não é só racial, mas é social também. Assim como existem cotas nas universidades, o futebol também tem acesso difícil. É um grande acontecimento o fato de sermos negros e dirigirmos clubes de tradição. É muito pouco ainda, mas é um avanço. Nunca cheguei a perder uma oportunidade, não. Mas o que já percebi é que por sermos negros, diminuiu bastante a tolerância no começo do trabalho. A medida em que meu trabalho foi acontecendo, fui ganhando mais respeito - admitiu Cristóvão Borges.

Antes de qualquer cor de pele, Jayme prefere falar do prazer em ter do outro lado, alguém como Cristóvão.

- Já conhecia ele como atleta. Tenho admiração pelo futebol dele. É uma pessoa bonita. Conheço muito e torço muito para conquistar muita coisa na carreira, ele merece - disse Jayme de Almeida, que cita o fato como uma vitória contra o preconceito.

Dentro de campo, no entanto, ninguém quer igualdade no placar do Maracanã. A amizade ficará do lado de fora. Tudo pelos três pontos, que ajudarão os dois times a galgar postos mais altos na tabela.

Cristóvão: ?É como se eu estivesse em casa?

Os olhos de Cristóvão Borges brilham quando o assunto é Fla-Flu. De pé, no parquinho das crianças, na sede do clube, nas Laranjeiras, ele faz uma rápida viagem no túnel do tempo. O dia 6 de outubro de 1979 surge na sua memória junto com um sorriso de felicidade. Foi quando saiu do banco de reservas do Fluminense para superar a marcação de Manguito, marcar um gol no Flamengo e decretar a vitória tricolor por 3 a 0.

? Foi um jogo inesquecível ? lembra o treinador.

Foi sua estreia no Fluminense. E ainda viu o goleiro Paulo Goulart defender um pênalti cobrado nada menos que por Zico. Cristóvão diz que, desde aquele dia, sentiu bons fluídos no ar para uma relação muito agradável.

? É como se eu estivesse na minha própria casa. Tive uma história feliz como jogador, fui auxiliar técnico do Ricardo Gomes, em 2004, aqui, e agora treinador. É muita coisa boa, e espero acrescentar nesta nova etapa ? disse Cristóvão, que na sua primeira experiência como técnico do Fluminense diante do Flamengo, torce para que o resultado seja o mesmo de sua estreia como jogador.

Jayme relembra vitória sobre Máquina Tricolor

Falar de Fla-Flu para Jayme de Almeida é uma viagem no tempo. O clássico leva o técnico do Flamengo de 2014 para os anos de 1970 em poucos minutos. As lembranças são muitas, mas não há dificuldades em rememorar o jogo mais especial no confronto que ele considera como o de maior rivalidade na cidade. Da memória, rapidamente vem uma vitória rubro-negra, é claro.

O ex-zagueiro rubro-negro vai até o ano de 1976. Momento que o tricolor se destacava com a famosa Máquina, liderada por Rivelino. Pois Jayme vivenciou o prazer de ver a engrenagem dela enferrujar diante de Zico.

- O jogo que eu achei muito marcante foi aquele contra a Máquina Tricolor. Eles tinham Rivelino, Paulo Cezar Caju, e outros... Nós vínhamos com nosso time, que não era tão máquina, mas era o Flamengo. Vencemos por 4 a 1, com quatro gols do Zico. Ele ainda estava começando, não tinha chegado ao nível nacional e mundial, que alcançaria depois. Acho que foi o dia que o Zico começou a ser Zico, no que se tornaria mais tarde. Me lembro muito bem daquele dia, estava sol, Maracanã cheio - recorda o treinador, referindo-se ao clássico do dia 7 de março de 1976, válido pela Taça Nelson Rodrigues, visto por quase 90 mil pessoas.

De volta à atualidade, Jayme mais uma vez entrará em campo vendo o adversário como favorito. Novamente, ele acredita que o rubro-negro poderá reverter a situação. Quem sabe, um novo Fla-Flu para entrar no seu particular livro de memórias.

- Com certeza, neste domingo, o Fluminense é o time mais falado no momento, em relação aos jogadores, que já têm uma história bonita no futebol. O Flamengo não tem jogadores tão badalados. Mas acredito muito no que podemos fazer e vencer o Fluminense - crê.

FLUMINENSE X FLAMENGO

Data: 11.5.2014

Horário: 16h

Local: Maracanã

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Diguinho, Jean, Wagner e Conca; Rafael Sóbis e Fred. Técnico: Cristóvão Borges

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Márcio Araújo, Luiz Antônio, Lucas Mugni e Paulinho; Alecsandro. Técnico: Jayme de Almeida



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES