Flamengo busca segunda vitória fora na 1ª fase da Libertadores

Cenário é de incertezas, com uma linha tênue entre a paz e guerra

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A última vez que o Flamengo venceu dois jogos de primeira fase de Libertadores como visitante foi em 2007, quando passou invicto, batendo Paraná e Unión Maracaibo, e caiu nas oitavas de final. A façanha será repetida em caso de vitória hoje, às 21h45, sobre o Santa Fé, na altitude de Bogotá. O time comandado por Maurício Barbieri está invicto na competição, mas tropeçou em casa com dois empates e precisa recuperar os pontos fora para ter tranquilidade na classificação no Grupo D. Por outro lado, um novo deslize o fará ser ultrapassado pelo clube colombiano e aumentar o risco de perder o segundo lugar para o River Plate, que enfrenta o Emelec amanhã. O cenário é de incertezas, com uma linha tênue entre a paz e a turbulência, como tem sido toda a temporada.

Ao menos uma das dúvidas parecer ter chegado ao fim. Depois de alguns dias de tratamento intensivo, o meia Diego, poupado diante do América-MG por conta de um incômodo muscular, treinou pelo segundo dia seguido na Colômbia e sua escalação é dada como certa. A permanência de Barbieri no comando da equipe, por outro lado, é uma resposta que ninguém tem por mais tempo do que o jogo seguinte. Embora dedicado e estudioso, o interino de 37 anos é visto também com pouca bagagem para momentos de pressão no clube, como o atual. Apesar disso, há todo o respaldo da cúpula do futebol e do elenco pela qualidade dos treinamentos e conceitos apresentados.

Em três jogos sem perder, dois pelo Brasileiro e a partida de ida com o Santa Fé, Barbieri conseguiu dar continuidade ao estilo de jogo ofensivo apresentado pelos antecessores, com melhor ajuste dos meias em campo. O interino sinalizou algumas vezes que Diego vinha sendo sobrecarregado na parte tática, e pode manter o esquema 4141 com dois volantes. Caso escolha Arão, ganha os avanços ao ataque. Se optar por Jonas, libera ainda mais Diego, e deixa para Cuéllar a transição desde a defesa. Em qualquer das escolhas, Everton Ribeiro seria preterido. Marlos e Geuvânio têm recebido cada vez mais oportunidades na posição.

Ontem, o elenco fez um treino fechado em Bogotá e Barbieri não deu pistas da escalação. Mas o volante Cuéllar deixou claro que a postura será similar a do jogo com o Emelec, no Equador.

— A gente tem que procurar o resultado para ficar mais próximo da classificação. Obviamente, temos que tomar um pouco de cuidado com a altitude e não sair como loucos —, afirmou o volante, confirmado na equipe titular.

O Flamengo tem cinco pontos e lidera o grupo, seguido pelo River Plate, com a mesma pontuação. O Santa Fé tem três pontos. Com um ponto, o Emelec é o lanterna e única equipe que o rubro-negro venceu. Na sequência, é o adversário no Maracanã, dia 16 de maio. Na última rodada, o Flamengo pega o River Plate na Argentina. As duas últimas partidas podem ser relativamente tranquilas, dependendo do resultado de hoje. O empate não é um placar ruim, porque deixaria o grupo embolado, mas o Flamengo ainda com pressão por duas vitórias. Um desafio para o interino Maurício Barbieri, que tem como prova de fogo a classificação em um ano turbulento. É guerra e paz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES