Flamengo se inspira no fracasso corintiano para superar crise

Diferente do Flamengo, o Corinthians sequer conseguiu alcançar a fase de grupos da Copa Libertadores.

Ainda juntando os cacos após um primeiro semestre traumático, o Flamengo já tem um exemplo a seguir quando entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro. Para superar a crise, o clube rubro-negro vai se inspirar no fracasso do Corinthians no ano passado. Após um começo de ano turbulento, o clube paulista deu a volta por cima no segundo semestre e conquistou o título nacional.

A entrevista de Joel Santana na terça-feira, na qual o treinador diz estar com vergonha e reclama publicamente da falta de comprometimento dos jogadores, ganhou repercussão no Flamengo. Diretor executivo do clube, Zinho rejeita os rumores de que as críticas possam abalar a relação entre técnico e atletas para o Campeonato Brasileiro. O dirigente aprova a ?cutucada? de Joel no elenco e diz que as palavras devem servir como motivação.

Diferente do Flamengo, o Corinthians sequer conseguiu alcançar a fase de grupos da Copa Libertadores. A primeira grande decepção foi logo em fevereiro de 2011, quando a equipe foi eliminada na Pré-Libertadores pelo modesto Tolima, da Colômbia.

A torcida mal teve tempo de se recuperar do baque quando o atacante Ronaldo anunciou sua aposentadoria duas semanas após a eliminação. Além da mágoa com a saída precoce da competição, o Fenômeno alegou que não conseguia mais suportar as dores físicas causadas por uma longa sequência de lesões.


Flamengo se inspira no fracasso corintiano para superar crise

Como se já não bastasse, o Corinthians ainda foi derrotado pelo Santos de Neymar na final do Campeonato Paulista e fechou o primeiro semestre em clima de luto. A diferença é que o clube alvinegro soube usar a inatividade a seu favor e, no período em que ficou sem jogar, voltou todas as suas atenções para os preparativos do Campeonato Brasileiro.

O resultado veio dentro de campo: nas 10 primeiras rodadas, a equipe do técnico Tite venceu oito jogos e empatou dois, se isolando na liderança da competição. O Corinthians chegou a sair da ponta em alguns momentos do torneio, mas a "gordura" acumulada nos primeiros jogos garantiu à equipe um grande diferencial.

"O Corinthians fez um ótimo Campeonato Brasileiro no ano passado e realmente teve um começo muito bom. Esperamos fazer o mesmo que eles. Queremos começar bem a competição para lutar pelo título", disse Kleberson.

Na Gávea, a crise gira em torno da eliminação do Flamengo logo na primeira fase da Libertadores e o desempenho pífio no Campeonato Carioca, no qual não conseguiu chegar sequer à final de um dos turnos. Agora, resta a Joel Santana e seus comandados aproveitarem bem as "férias forçadas" para dar uma resposta aos torcedores dentro de campo.

Sem jogar uma partida oficial desde 22 de abril, quando foi derrotado pelo Vasco na semifinal da Taça Rio, o Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro no próximo sábado contra o Sport, na Ilha do Retiro.

Fonte: UOL