Fred tem meta para garantir tri da "9" na Copa das Confederações

Fred tem meta para garantir tri da "9" na Copa das Confederações

Artilheiros das últimas edições, Adriano e Luis Fabiano usaram esse número na camisa. Atacante quer marcar em todos os jogos para manter escrita

Artilharia da Copa das Confederações, o Fred vai te pegar? Se depender do histórico da seleção brasileira nas outras oito edições do torneio, a chance é grande. E se for levada em consideração a tradição dos centroavantes, também. Pode ser, aliás, o tri da camisa 9 verde e amarela na competição.

Campeã em 2005, na Alemanha, e em 2009, na África do Sul, a seleção brasileira teve também os goleadores. E os dois vestiam a camisa 9. Adriano e Luis Fabiano, respectivamente, fizeram cinco gols cada e foram decisivos nas conquistas contra Argentina (vitória 4 a 1) e Estados Unidos (triunfo por 3 a 2).

- Eu não tenho uma meta de gols. O que eu quero, na verdade, é fazer gol todo jogo. Se der para fazer mais de um por partida, melhor ainda ? disse Fred.

Na história da Copa das Confederações, a Seleção teve ainda mais dois artilheiros (são quatro no total): Romário, em 1997, com sete gols, e Ronaldinho Gaúcho, em 1999, com seis. De todos eles, porém, apenas Luis Fabiano chegou com tanto faro à competição quanto o atual camisa 9, Fred.

Levando em consideração apenas os últimos cinco jogos antes do início da competição, o atacante do Fluminense chega embalado por quatro gols na era Felipão. Em 2009, na África do Sul, Luis Fabiano, então no espanhol Sevilla, fez cinco gols nas cinco partidas que antecederam o torneio.

Todos os outros artilheiros do Brasil na Copa das Confederações tiveram retrospecto menor do que Fred e Luis Fabiano às vésperas da disputa. Romário, por exemplo, fez três gols. Ronaldinho Gaúcho e Adriano, por outro lado, marcaram apenas um gol cada antes de a bola rolar na competição internacional.

- Eu quero fazer gol. Prefiro finalizar meia vez e fazer um gol do que chutar três vezes e não marcar. Mas independentemente disso, o que me importa é ajudar a seleção brasileira ? declarou recentemente o atacante Fred.

Das quatro vezes em que o Brasil teve o artilheiro da Copa das Confederações, em três a Seleção foi campeã: em 1997, na Arábia Saudita, em 2005, na Alemanha, e em 2009, na África do Sul. Maior campeão da história da disputa, o time verde e amarelo inicia a caminhada pelo tetra no próximo dia 15, contra o Japão.

A partida de abertura da competição será em Brasília. Depois, o Brasil encara o México, dia 19, em Fortaleza, e a Itália, dia 22, em Salvador. Todas as partida terão transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site ainda acompanha todos os lances em Tempo Real.

Fonte: Globo Esporte