10 jogos movimentam Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (18)

Além de River e Botafogo-PB, a noite promete muitas emoções para o torcedor nordestino, já que muita coisa segue indefinida na competição

A noite de hoje será uma das mais movimentadas dos últimos tempos no futebol nordestino. Isso porque todos os jogos da sexta e última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste acontecem às 22h de hoje. Já eliminados, os representantes piauienses vão apenas cumprir tabela.


O River recebe o também já eliminado Botafogo-PB. O Belo, que segura a lanterna do grupo D, trouxe um time composto praticamente só por reservas para Teresina. Para o técnico do River, Flávio Araújo, o jogo tem sua importância dentro do contexto do desempenho do Galo Carijó na temporada.

“Temos que ter uma motivação interior para reverter essa situação. Estamos há cinco jogos sem vencer, com três empates e duas derrotas. Além disso, das seis partidas que disputamos nessa temporada (cinco pelo Nordestão e uma pelo Estadual), jogamos em alto nível apenas na derrota para o Fortaleza.

Isso incomoda, pois um time grande precisa ter boas atuações em pelo menos 80 a 85% de seus jogos. Estamos devendo muito quanto a isso, e contra o Botafogo teremos essa oportunidade. É a chance de fazer um jogo de recuperação, de fazer o time jogar”, disse Flávio.

Ontem a diretoria do River anunciou a contratação de um reforço para a disputa da competição. Trata-se do atacante Netinho, que chega em Teresina nesta quarta-feira e se apresenta ao clube amanhã. Netinho é destaque do Campeonato Cearense deste ano. Atleta do Quixadá, já marcou quatro gols na competição e estava na disputa da artilharia do time.

O Quixadá é o terceiro colocado nesta segunda fase do Cearense. O atleta também tem passagem pelo futebol piauiense, pelo Barras e Comercial.
“O Netinho fez um grande campeonato cearense. É um atleta que trabalha pelos lados dos campos com velocidade, sabe driblar e fazer gols.

Esperamos que ele possa nos ajudar bastante”, disse Flávio Araújo. Ao tempo em que anuncia a contratação do atacante, o River anuncia o desligamento do lateral-esquerdo Hugo Figueiredo, que solicitou o desligamento ao receber proposta do Boa Esporte, de Minas Gerais. O clube liberou o atleta para a disputa do Campeonato Mineiro e Série B.

O volante Amarildo retornou aos treinos na reapresentação de segunda-feira e já está à disposição do treinador Flávio Araújo. “Apesar de ser uma partida para cumprir tabela, para nós jogadores ela vale muito. Vale o nosso caráter, profissionalismo e esforço dentro de campo”, resumiu Amarildo.

Já o Piauí encara o Moto Club no estádio Castelão, em São Luís. Com quatro pontos, o Enxuga Rato ocupa a lanterna do grupo C, e vem de um 0 a 0 com o Salgueiro jogando em casa. Já o Moto, que lidera o campeonato maranhense, tem um ponto a mais e conta com remotas chances de passar para a próxima fase, mas segue enfrentando problemas financeiros.

A noite promete muitas emoções para o torcedor nordestino, já que muita coisa segue indefinida na competição. Um dos grandes destaques dessa super-rodada é o clássico-rei entre Fortaleza e Ceará, na Arena Castelão.

O embate dos rivais vale a liderança isolada do grupo D. É a quarta vez que os dois times se enfrentarão este ano (duas pelo Estadual e uma pelo próprio Nordestão).

E o equilíbrio dá o tom do confronto: até aqui, uma vitória para cada lado e um empate. Ou seja, hoje é noite de “tira-teima” na capital cearense.No grupo A, o Vitória, em situação mais que confortável com seus 12 pontos ganhos, pega o Confiança no Barradão.

Já o América-RN tentará a vaga ao enfrentar o lanterna Serrano, na Arena das Dunas. No grupo B, o Sampaio Correa - que recentemente teve confirmada a perda de seis pontos pela escalação irregular de Curuca - tem um confronto direto com o Sport na Ilha do Retiro, no Recife. O tricolor maranhense precisará vencer o rubro-negro e torcer por uma combinação de resultados para ter chances de avançar.

Tentando alcançar a liderança do grupo C, o Salgueiro recebe o Náutico no Cornélio de Barros. O Carcará tem sete pontos, um a menos que o Timbu. Já no grupo E, o Bahia, já classificado para a próxima fase, usará seus reservas diante do Campinense no estádio Amigão, enquanto o já eliminado Globo FC encara o CRB no estádio Rei Pelé, às 22h.

FFP solicita alterações na Copa do Brasil

A Federação de Futebol do Piauí anunciou na noite da última segunda (16) que promoveu algumas mudanças na tabela do Campeonato Piauiense de 2015, solicitando também mudanças nos jogos de River e Piauí na Copa do Brasil.

Os jogos Piauí x Caiçara e Flamengo-PI x Parnahyba, válidos pela segunda rodada e que estavam marcados para o próximo dia 21 (sabado) e 22 (domingo), respectivamente, foram remarcados para a segunda-feira (23.03) a partir das 18h, no estádio Lindolfo Monteiro, configurando uma rodada dupla.

Também tem mudança de data no Rivengo. O nosso maior clássico estava marcado para o domingo, 5 de abril, e foi transferido para a quarta-feira, dia 8 de abril. Além do clássico da capital, a partida entre 4 de Julho e Piauí também passaria para o dia 8.

No que diz respeito à Copa do Brasil, as mudanças são as seguintes: Atualmente na tabela, o Piauí enfrenta o Salgueiro, no Albertão, no dia 1º de Abril, às 20h30, e o River-PI pegaria o Fortaleza no dia 2, às 19h30.

Com a mudança, o Piauí jogaria no dia 31 de março e a partida do River-PI seria realizada no dia 1º de Abril. A Federação local ainda aguarda uma resposta da CBF, e até o começo da noite de ontem as datas ainda não haviam sido modificadas no site da CBF.

 

Fonte: Dowglas Lima