Recomeço: Dunga divulga primeira convocação com caminho para 2018

Recomeço: Dunga divulga primeira convocação com caminho para 2018

Começa nesta terça-feira a Copa do Mundo de 2018 para os jogadores brasileiros. Às 11h30 (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o técnico Dunga vai divulgar a lista com os convocados para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos dias 5 e 9 de setembro, nos Estados Unidos. A reestreia do técnico dará o tom do que a nova comissão técnica espera da Seleção nos próximos anos, depois do vexame na semifinal do Mundial, quando o Brasil perdeu por 7 a 1 para a Alemanha, diante de sua torcida.

E se há algo que nem o treinador nem os atletas poderão reclamar daqui a quatro anos, na Rússia, será falta de tempo para mostrarem serviço. Até lá, a seleção brasileira vai participar das Eliminatórias, de duas Copas América, além das Olimpíadas e de partidas que a equipe sub-23, comandada por Alexandre Gallo, vai disputar como preparação. Um longo caminho para símbolos da atual Seleção, como Neymar, Thiago Silva e David Luiz, jogadores que desejam se manter no grupo, como Oscar e Marcelo, e outros tantos sonhadores de sua primeira Copa: Lucas, Philippe Coutinho, Ricardo Goulart, Dedé, Ganso, Rafael Cabral... Todos são cotados para estarem na primeira lista de Dunga. No último ciclo do técnico, entre 2006 e 2010, cada minuto foi levado em conta para inserir e também tirar os atletas da lista final da Copa.

Foram 85 convocados até se chegar aos 23 que foram à África do Sul. Alguns deles garantiram seus lugares nas Eliminatórias, torneio que classifica para o torneio. Foi o caso, por exemplo, de Luis Fabiano, atacante que assegurou três pontos contra o Uruguai, no Morumbi, em 2007. Naquele jogo, ele marcou duas vezes no triunfo por 2 a 1.

A Copa América do mesmo ano não teve as principais estrelas da época (Kaká e Ronaldinho Gaúcho). Então, coadjuvantes aproveitaram a brecha, agarraram as vagas e não largaram mais. Josué e Júlio Baptista estavam naquele grupo, que conquistou o título com vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, em Maracaibo, na Venezuela. Mesmo os amistosos pesaram na decisão final de Dunga. Do jogo contra a Noruega, estreia do treinador na Seleção, dez convocados resistiram até a Copa. Elano, talvez, seja uma das maiores inspirações para quem estiver na lista desta terça. Já nos primeiros jogos de Dunga, ele foi decisivo.

O ápice foram os dois gols marcados diante da Argentina, numa vitória por 3 a 0. Ele se firmou, até chegou a oscilar entre o time titular e o banco de reservas, mas chegou ao Mundial como um dos mais importantes da Seleção. Sua lesão contra a Costa do Marfim abalou a pretensão brasileira de conquistar o hexacampeonato. Enquanto não anuncia sua primeira relação dessa nova passagem, Dunga dá dicas. Já disse que vai priorizar uma mescla de juventude e experiência, um clichê de todos os técnicos da Seleção, e estimular a disputa por posições. A tendência é que, nesse início de trabalho, muitos jogadores tenham chances de se firmarem. Nesta terça, os brasileiros saberão quem sai na frente. A convocação será transmitida ao vivo pelo GloboEsporte.com. O site também vai acompanhar a divulgação da lista de Dunga em Tempo Real.

Fonte: Globo Esporte