Técnico Dunga anuncia lista de convocados para os jogos da seleção em outubro

Laterais Mário Fernandes, do CSKA, e Dodô, do Internazionale, são as surpresas da lista. Seleção fará turnê pela Ásia em outubro com partidas na China e em Cingapura

Na manhã desta quarta-feira, o técnico Dunga anunciou os novos convocados para os jogos da Seleção Brasileira, que vão acontecer em outubro: o primeiro é contra a Argentina, dia 11, em Pequim, na China; e o segundo, contra o Jápão, dia 14, em Cingapura. Como novidades principais o técnico cita os nomes de Mário Fernandes, do CSKA Moscou, e Dodô, do Internazionale.

O atacante Robinho, do Santos, foi mantido na vaga herdada de Hulk, cortado dos jogos contra Colômbia e Equador e deixado fora da lista desta vez. Critério diferente foi usado para Marcelo, do Real Madrid, chamado para substituir Alex Sandro, do Porto, tirado por lesão também, e reserva de Filipe Luís nas duas partidas nos Estados Unidos. Maicon, do Roma, dispensado depois do primeiro teste por chegar atrasado na reapresentação, não é outro que também não volta.

Dunga justificou a repetição da convocação da maior parte dos jogadores dos primeiros amistosos alegando ser importante a formação de um grupo nesse início de trabalho.

- É um início de trabalho. Fizemos apenas dois jogos, temos que manter uma estrutura, ter uma sequência de trabalho. Não se pode mudar tanto, principalmente após uma Copa. Tem que dar segurança aos jogadores, para se sentirem à vontade na Seleção. Se mudarmos a todo instante, não vamos fazer nem uma coisa nem outra - disse o treinador.

Mário Fernandes ganha uma nova oportunidade na seleção brasileira três anos após abrir mão de uma convocação. Em 2011, curiosamente convocado também para um Superclássico das Américas pelo técnico Mano Menezes, o jogador, então no Grêmio, alegou problemas pessoais e não se apresentou ao grupo.

A convocação vai gerar desfalques importantes para Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Atlético-MG e Santos. Além das 28ª e 29ª rodadas do Campeonato Brasileiro, os jogadores ainda vão perder a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Neste ano, o Superclássico das Américas será realizado em uma partida apenas, em campo neutro, diferentemente dos jogos de ida e volta em cada país. Depois que foi retomado em 2011, o confronto acontecerá pela primeira vez em uma data Fifa, o que acaba com a limitação de convocar apenas jogadores que atuam nos dois países.

O coordenador Gilmar Rinaldi ainda anunciou o auxiliar pontual. Após Mauro Silva, dos primeiros dois amistosos, o ex-jogador Edu, campeão mundial em 1970, ajudará Dunga no Oriente.

Confira os convocados

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Rafael Cabral (Napoli)

Laterais
Danilo (Porto)
Mário Fernandes (CSKA)
Filipe Luís (Chelsea)
Dodô (Inter de Milão)

Zagueiros
David Luiz (PSG)
Marquinhos (PSG)
Gil (Corinthians)
Miranda (Atlético de Madrid)

Volantes
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Ramires (Chelsea)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Manchester City)

Meias
Oscar (Chelsea)
Willian (Chelsea)
Phillipe Coutinho (Liverpool)
Everton Ribeiro (Cruzeiro)

Atacantes
Neymar (Barcelona)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Robinho (Santos)
Ricardo Goulart (Cruzeiro)

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook

Fonte: Globo Esporte