Torcida corinthiana realiza campanha de doação na sua 15º edição

Em Teresina, a ação teve início no ano de 2008 e garante a participação de toda torcida no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

Na sua 15ª edição, a campanha nacional “Sangue Corintiano” promove a união da torcida corinthiana no intuito de conscientizar sobre a doação de sangue.

Em Teresina, a ação teve início no ano de 2008 e garante a participação de toda torcida no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

“Nesse momento somos mais que fiéis, somos também solidários”, relata o professor de história e membro da torcida organizada “Fiel Piauí”, Marcelo Pereira, e confirma a cooperação todos os anos, pois acredita no poder de ajudar o próximo. “Creio que um dia podemos precisar. Além disso, uma única pessoa pode salvar quatro vidas por conta dos plasmas, plaquetas”, explica.

Valéria Maria dos Santos, auxilar de contabilidade e também membro da diretoria, relata que no começo do projeto de doação de sangue, poucas pessoas compareciam. “Alguns tinham medo, por isso passamos a divulgar e informar sobre a importância de doar e salvar vidas”, explica.

Dessa forma, Valéria conta que a diretoria da torcida organizada usou os meios sociais como forma de conscientizar mais torcedores. “Usamos as redes sociais, grupos de aplicativos e panfletos de mão em mão informando a data da campanha e o que precisa para doar”, conta.

Por conta disso, a campanha contou com participação de 150 doadores somente ontem (11) no Hemopi. A expectativa é aumentar o número ainda mais e assim reiterar o objetivo principal. “Não queremos somente doar sangue e sim conscientizar que um amigo ou familiar pode precisar.

Então não importa para quem está doando e sim o ato de doar”, finaliza Valéria. Lembrando que para doar sangue, o Hemopi informa que qualquer cidadão pode comparecer à sede do Centro, desde que tenha entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos apresentar Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal); tenha peso a partir de 50 quilos; estar saudável e alimentado; apresentar documento oficial com foto.

A sede do Hemopi fica localizado na Rua 1º de maio, 235/sul, de segunda a sábado, das 7:00 às 18:00 horas. Telefone de contato (86) 3221-4989/3221-8319/ 0800 285-4989

Fonte: Liliane Pedrosa e Daniely Viana