Capitão Gerrard faz dois, Suárez um, e Liverpool afunda na United em crise

Capitão dos Reds marca em pênaltis e ainda chuta outro na trave na volta à vice-liderança. Diabos Vermelhos jogam por sobrevida na Champions na quarta

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Liverpool não tem o mesmo poderio financeiro de Chelsea e Manchester City e é dono de jejum ainda maior que o Arsenal. Mas mostra a cada semana que é, sim, um grande candidato ao título do Campeonato Inglês. A vitória deste domingo ilustra bem o momento magnífico dos Reds. E deflagra uma crise sem fim no Manchester United, derrotado por 3 a 0 em pleno Old Trafford, pela 30ª rodada.

O capitão Steven Gerrard foi o grande nome do jogo. Distribuiu passes, desarmou, comandou os Reds ao marcar dois gols de pênalti. Poderia ter ainda feito o terceiro, mas carimbou a trave - ironicamente, na única falta inexistente das três marcadas pelo árbitro Mark Clattenburg. O uruguaio Luis Suárez completou o placar minutos depois de quase anotar um golaço de placa e chegou aos 25 no torneio.

O resultado devolve o time dos brasileiros Philippe Coutinho e Lucas Leiva à vice-liderança, com 62 pontos - o líder é o Chelsea, com 66 e um jogo a mais (30 a 29). Já a equipe do também brasileiro Rafael distanciou-se ainda mais da zona de classificação para a Liga dos Campeões. A diferença está na casa dos 11 pontos, e só o título da atual edição pode garantir os comandados de David Moyes na principal competição do continente em 2014/15.

Os Diabos Vermelhos, por sinal, jogarão pela sobrevida na Champions na próxima quarta-feira. Receberão o campeão grego Olympiacos no mesmo Old Trafford, às 16h45m (de Brasília), depois de perderem o jogo de ida por 2 a 0.

GERRARD COMANDA

A torcida do Liverpool se fazia presente no Old Trafford. Nos cantos e com uma faixa, deixava claro que o objetivo era manter vivo o sonho de conquistar sua primeira Premier League - o último título do Inglês veio apenas em 1989/90. Vencer o rival Manchester United, portanto, era obrigação. Papel cumprido no primeiro tempo.

Com Philippe Coutinho e Lucas Leiva no banco de reservas por opção de Brendan Rodgers, os Reds usufruíram de uma tarde inspirada de Steven Gerrard. O capitão ganhava divididas com a raça de um adolescente e ainda distribuía o jogo com a qualidade que lhe é pecular. Quando precisou converter também não decepcionou: converteu pênalti com categoria aos 35 minutos.

Até então pouco havia sido feito. Dono da maior posse de bola, o Manchester United aproveitou a não expulsão de Rafael por conta do segundo cartão amarelo ignorado por Mark Clattenburg no lance do pênalti - colocou a mão na bola - para crescer. Enfim criou chances, já nos minutos finais, com Van Persie e Rooney, e deixou a impressão de que faria melhor na etapa final.

PÊNALTI RELÂMPAGO

Pois todos os planos do United foram por água abaixo logo no primeiro minuto. Phil Jones errou na dose e deu um tranco forte em Allen na grande área. Pênalti que Gerrard cobrou novamente com categoria para ampliar.

Assimilar o choque custou preciosos minutos ao Manchester United. David Moyes demorou a mexer, mas os donos da casa chegaram a ameaçar a meta do rival em algumas oportunidades. Van Persie e Rooney acumularam bolas perdidas, finalizações tortas e se tornaram os vilões da tarde junto a Juan Mata e Fellaini, todos decepcionantes - o jovem Januzaj, de 18 anos, foi o único a se salvar.

VIROU GOLEADA

O Liverpool já caminhava para uma vitória tranquila, mas recebeu uma ajudinha de Clattenburg aos 32. Vidic deu carrinho na grande área, mas não acertou Sturridge, que se jogou. O árbitro expulso o zagueiro e deixou o United com dez. Por sorte, Gerrard cobrou o pênalti na trave e adiou a consumação da goleada.

Participativo, Luis Suárez precisou de duas chances, aos 37 e 39, para marcar. Na primeira, deu um lindo chapéu em Jones e viu De Gea fazer uma defesaça e impedir um gol de placa. Na sequência, um lance mais tranquilo: Sturridge errou o chute, e o uruguaio só teve o trabalho de colocar no canto e balançar as redes. A festa estava completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES