Brasil convoca ginastas para o Pan e ensaia time para o Mundial da China

Brasil convoca ginastas para o Pan e ensaia time para o Mundial da China

As equipes do Brasil vão ganhando cara para o Mundial de ginástica artística de Nanning, na China. Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Ginástica convocou 15 ginastas (sete homens e oito mulheres) para disputar o Campeonato Pan-Americano de Missisauga, no Canadá, a partir do dia 19 de agosto.

A competição, que é classificatória para o Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, será o último teste dos brasileiros antes da convocação para a principal disputa do ano. Por isso, todas as estrelas brasileiras estão na lista da delegação que vai ao Canadá, divulgada poucos dias após a realização do Campeonato Brasileiro da modalidade. Entre os homens, o campeão olímpico das argolas Arthur Zanetti puxa a fila, que tem também o campeão mundial do solo Diego Hypolito.

Os dois serão os "especialistas" do time, que contará com ginastas "generalistas" para ajudar a equipe a ficar no top 24 do Mundial que garante vaga no Mundial de 2015, primeira competição classificatória para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Quinto colocado no individual geral do Mundial de 2013 e décimo nos Jogos de Londres, Sérgio Sasaki é o principal "generalista" do grupo. Caio Souza, Lucas Bitencourt, Pétrix Barbosa e Francisco Barretto completam a lista.

Entre as mulheres, a veterana Daniele Hypolito e a medalhista em Mundial Jade Barbosa comandam a equipe, que é composta também por Isabelle Cruz, Julie Kim, Letícia Costa, Mariana Oliveira, Mariana Valentin e Maria Cecília Cruz - a última inscrita como reserva. As meninas também precisam ficar no top 24 do Mundial para continuar na briga para classificar a equipe para o Rio 2016.

O desfalque feminino é Rebeca Andrade. Com uma lesão no pé, a promissora ginasta foi cortada até das Olimpíadas da Juventude e tenta se recuperar a tempo do Mundial.

Os convocados para o Pan-Americano de 2014

Time masculino

Arthur Zanetti
Caio Souza
Diego Hypólito
Francisco Barretto
Lucas Bitencourt
Pétrix Barbosa
Sérgio Sasaki
 

Time feminino
Daniele Hypólito
Isabelle Cruz
Jade Barbosa
Julie Kim Sinmon
Letícia Costa
Mariana Oliveira
Mariana Valentin
Maria Cecília Cruz (reserva)

A competição no Canadá também será classificatória para os Jogos de Toronto na ginástica rítmica. As brasileiras se preparam para o Mundial de Izmir, na Turquia, e também foram convocadas nesta quinta-feira.

As convocadas para o Pan-Americano de 2014

Conjunto
Beatriz Francisco
Eliane Sampaio
Francielly Pereira
Gabrielle Silva
Isadora Silva
Mayra Gmach

Individual geral
Andressa Jardim
Angélica Kvieczynski
Natália Gaudio

Aginástica de trampolim acrobático também estará presente no Campeonato Pan-Americano de Mississauga. Foram convocados oito ginastas (quatro homens e quatro mulheres), que disputarão a prova individual e a de duplas sincronizadas. Além das vagas para Toronto 2015, eles buscam evolução de olho no Mundial.

Convocados para o Pan-Americano de 2014

Trampolim masculino

Breno Souza
Bruno Martini
Carlos Ramirez
Pala Rafael Andrade

Trampolim feminino

Camila Gomes
Giovanna Matheus
Ingrid Maior
Joana Perez
Eliane Sampaio
Francielly Pereira
Gabrielle Silva
Isadora Silva
Mayra Gmach

Individual geral
Andressa Jardim
Angélica Kvieczynski
Natália Gaudio
Emanuelle Lima

Fonte: Globo Esporte