Campeonato Brasileiro: Grêmio bate Náutico em Caxias do Sul

Campeonato Brasileiro: Grêmio bate Náutico em Caxias do Sul

A partida foi disputada no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Pressionado pela eliminação na Copa Libertadores da América, o técnico Vanderlei Luxemburgo iniciou o Campeonato Brasileiro ganhando um respiro à frente do Grêmio. Na tarde deste domingo, a equipe gaúcha estreou bem na Série A ao vencer o Náutico por 2 a 0, com um gol do meia Zé Roberto e outro de Elano.

A partida foi disputada no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, devido a uma punição estabelecida pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O Grêmio perdeu um mando de campo por acusa dos incidentes verificados no clássico com o Internacional na despedida do Estádio Olímpico, na última rodada do Brasileiro de 2012.

O jogo em Caxias marcou o primeiro do Grêmio desde a eliminação na Libertadores, na derrota por 1 a 0 para o Independiente Santa Fe ocorrida em 17 de maio no Estádio El Campín, em Bogotá. Neste domingo, a única alteração no time foi a entrada de Alex Telles na lateral esquerda, no lugar de André Santos, que está no fim de seu período de empréstimo do Arsenal.

Atuando diante de um bom público, o Grêmio rapidamente abriu o placar. Logo aos 16min, uma bela jogada coletiva no lado direito do campo culminou no toque de Barcos por elevação para Souza. Dentro da grande área, o volante tirou do goleiro Felipe e passou para Zé Roberto, que, livre, só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo da rede.

Apesar da escalação ofensiva com três atacantes, o Náutico pouco criou no segundo tempo. O cenário se manteve na segunda etapa, em que o Grêmio ampliou o marcador aos 26min. Em nova jogada com início pela direita, Souza cruzou na medida para Elano cabecear para o gol. A bola ainda tocou levemente na mão direita de Felipe antes de balançar as redes.

Vitorioso, o Grêmio soma seus primeiros três pontos no Brasileiro e agora tem uma semana de folga. A equipe enfrentaria o Atlético-MG pela segunda rodada, mas a partida foi adiada para 9 de junho por causa da participação do clube mineiro nas quartas de final da Libertadores. Os comandados de Luxemburgo, assim, só voltam a campo no próximo sábado, em duelo com o Santos, na Vila Belmiro, que começa às 16h20 (de Brasília).

O Náutico, por sua vez, tenta reagir na competição na próxima quarta-feira, a partir das 21h, quando recebe o Vitória no Estádio dos Aflitos, no Recife.

Ficha técnica

GRÊMIO 2 x 0 NÁUTICO

Gols

GRÊMIO

Zé Roberto, aos 16min do primeiro tempo; e Elano, aos 26min do segundo tempo

GRÊMIO: Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Fernando, Souza, Elano (Guilherme Biteco) e Zé Roberto; Vargas (Kleber) e Barcos (Welliton)

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

NÁUTICO: Felipe; Maranhão, João Filipe, Luís Eduardo e Josa; Elicarlos, Rodrigo Souto e Martinez; Rogério (Jones Carioca), Caion (Adeílson) e Elton

Técnico: Silas

Árbitro

Guilherme Ceretta de Lima (SP)

Local

Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Fonte: Terra