Grêmio estreia na Copa Libertadores e perde em casa

Grêmio estreia na Copa Libertadores e perde em casa

Falcone e Rodríguez fizeram os gols do atual campeão chileno contando com erros da defesa gremista.

A Arena viu a primeira derrota do Grêmio. Nesta quinta-feira, a equipe tricolor foi derrotada pelos chilenos do Huachipato por 2 a 1, em jogo válido pela estreia na fase de grupos da Copa Libertadores. As equipes fazem parte da Chave 8, que conta também com o Fluminense, que na última quarta derrotou o Caracas na Venezuela.

Falcone e Rodríguez fizeram os gols do atual campeão chileno contando com erros da defesa gremista. Já o time da casa descontou com Hernán Barcos, que converteu pênalti no segundo tempo. O time tricolor terá que buscar a reabilitação na próxima quarta-feira, no Maracanã, contra o Fluminense.

A partida marcou a estreia de quatro reforços gremistas: Barcos, Adriano, André Santos e Wellinton fizeram sua primeira partida com a camisa tricolor, sendo que o último começou no banco. A equipe foi armada em um 4-2-2-2, com Vargas e Barcos formando a dupla de ataque.

O segundo jogo oficial da Arena viu novos problemas. Se na vitória contra a LDU houve desabamento de grade na geral após a "avalanche" da torcida gremista (o setor esteve interditado nesta noite), a partida contra o Huachipato viu queda de energia durante o intervalo, que atrasou o segundo tempo em pouco mais de dez minutos.

Sob forte chuva, o Grêmio tentava se encontrar com seu novo time. A equipe tinha dificuldade de criação pela falta de entrosamento, e via seu ataque ficar isolado. Aos 17min, o Huachipato conseguiu abrir o placar. Rodríguez avançou nas costas de André Santos, cruzou na área e viu Falcone completar para o gol.

Em desvantagem, o Grêmio tentou buscar o ataque, mas seguia com problemas. A melhor jogada do primeiro tempo foi somente aos 34min, em chute de Elano que o goleiro Veloso espalmou. Do outro lado, os chilenos tiveram ótima chance em arremate de Rodríguez em que Marcelo Grohe espalmou torto e quase mandou para dentro do gol.

Depois do intervalo prolongado por conta da queda de energia, o Grêmio voltou sem Adriano e com a aquisição de Marcelo Moreno. A ideia era atrapalhar a saída de bola adversária e buscar o empate, mas quem marcou foi o Huachipato. Em cruzamento de Contreras, Rodríguez subiu mais que Cris e desviou no canto esquerdo.

Três minutos depois, entretanto, o time tricolor enfim conseguiu seu gol. Depois de bate-rebate na área, a bola bateu no braço de Contreras e a arbitragem viu pênalti. Barcos foi para a cobrança, chutou à direita do goleiro Veloso e fez seu primeiro gol com a camisa do Grêmio.

A partir daí o que se viu foi pura pressão gaúcha contra o Huachipato. Para dar novo fôlego ao time, Luxemburgo mandou a campo Marco Antônio e Wellinton, no lugar de André Santos e Vargas. Uma ótima chance veio com Wellinton, aos 39min, mas o atacante finalizou para fora. No último lance do jogo, Cris cabeceou firme e Veloso fez grande defesa para garantir o triunfo chileno.

Fonte: Terra