Grêmio vira contra São Paulo e assume 2º lugar

Grêmio vira contra São Paulo e assume 2º lugar

Rogério Ceni abriu o placar de pênalti, aos 44min do primeiro tempo.

Após sair atrás no marcador, o Grêmio buscou a virada e bateu o São Paulo por 2 a 1, neste domingo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, e tomou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro do Atlético-MG, que empatou com o Vasco. O resultado ainda garantiu o time tricolor gaúcho na Copa Libertadores da América 2013 com três rodadas de antecedência.

Rogério Ceni abriu o placar de pênalti, aos 44min do primeiro tempo. Na segunda etapa, André Lima entrou e empatou o jogo, aos 16min, e Marcelo Moreno, aos 40min.

Com o resultado deste domingo, o Grêmio foi a 66 pontos, um a mais do que o Atlético-MG. O São Paulo, por sua vez, se manteve com 59 e viu dificultar o objetivo de chegar ao segundo lugar na competição.

Em uma partida bastante disputada, o primeiro lance difícil só foi acontecer aos 18min, com o São Paulo. Osvaldo arrancou pela esquerda e cruzou na cabeça de Luís Fabiano. O atacante cabeceou no canto esquerdo, e Marcelo Grohe fez a defesa. Pouco depois, aos 20min, o Grêmio respondeu com Léo Gago, em chute perigoso de fora da área que saiu por cima do gol, enquanto Rogério Ceni só olhou.

Com o transcorrer do primeiro tempo, o Grêmio conseguiu evitar as investidas do time paulista e passou a criar melhores chances. Enquanto o time da casa dominava as jogadas no meio de campo, o São Paulo apostava na velocidade de Lucas e Osvaldo, que eram os únicos a pressionar a saída de bola.

E foi em uma destas jogadas que o clube do Morumbi conseguiu abrir o placar. Aos 43min da primeira etapa, o camisa 17 tentou dar o bote na zaga, foi derrubado por Saimon dentro da área e a arbitragem marcou o pênalti.

Na cobrança, Rogério Ceni assumiu o posto de cobrador e não decepcionou: bola no canto esquerdo e Marcelo Grohe no lado direito. Este foi o segundo gol dele no Brasileiro. O goleiro são-paulino bateu a penalidade após Luís Fabiano desperdiçar as duas últimas oportunidades que teve (contra Atlético-GO e Flamengo).

Depois do intervalo, o Grêmio voltou em busca do empate e quase conseguiu, aos 3min, em jogada individual de Zé Roberto, que invadiu a área driblando e chutou à esquerda do gol. O São Paulo respondeu novamente com Osvaldo atrapalhando a defesa gremista. Aos 7min, ele quase tomou a bola de Marcelo Grohe para ampliar.

Empurrado pela torcida, mas atrás no marcador, Luxemburgo promoveu a entrada de André Lima no lugar do volante Souza - Ney Franco respondeu com substituição de Osvaldo por Maicon -, aos 11min. Para os gaúchos a mudança foi providencial. Cinco minutos depois de pisar no gramado, o centroavante recebeu de Zé Roberto na meia-lua e chutou no canto esquerdo para empatar.

A sequência do jogo foi marcada por uma série de ataques do Grêmio detidos pelo goleiro tricolor. Aos 27min, Marcelo Moreno acertou cabeçada da pequena área e Rogério Ceni, no reflexo, buscou a defesa. No lance seguinte, Zé Roberto tentou chute de longe, parado pelo camisa 1. Aos 30min, Anderson Pico arrancou pela esquerda, puxou para dentro e arrematou de fora da área, mas Ceni espalmou.

Depois de tanto insistir, o Grêmio conquistou a virada somente aos 40min. Pará recebeu pela lateral direita, cortou para a perna esquerda e cruzou na medida para Marcelo Moreno cabecear firme e definir o marcador.

Pela próxima rodada do Brasileiro, o Grêmio enfrenta a Portuguesa, fora de casa, e o São Paulo recebe o Náutico, no Morumbi.

Ficha técnica

GRÊMIO 2 x 1 SÃO PAULO

Gols

GRÊMIO:

André Lima, aos 16min, e Marcelo Moreno, aos 40min do segundo tempo

SÃO PAULO:

Rogério Ceni, aos 44min do primeiro tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Saimon, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza (André Lima), Léo Gago, Marco Antônio (Marquinhos) e Zé Roberto; Marcelo Moreno (Vílson)

Treinador: Vanderlei Luxemburgo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro (Ademilson) e Jadson (Willian José); Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo (Maicon)

Treinador: Ney Franco

Cartões amarelos

GRÊMIO: Marcelo Moreno, Saimon, Souza, Fernando

SÃO PAULO: Douglas

Árbitro

Wilton Pereira Sampaio (GO)

Local

Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)

Fonte: Terra