Hamilton larga na frente e Kovalainen fica em segundo no GP da Europa, em Valência

Barrichello, da Brawn GP, sai em 3º

 Lewis Hamilton vai largar na pole position do GP da Europa, que será disputado neste domingo em Valência. O inglês liderou a dobradinha da McLaren, que terá Heikki Kovalainen na segunda posição. Felipe Massa, que se recupera do acidente no treino classificatório do GP da Hungria, participou da transmissão da Rede Globo com mensagens de texto para o narrador Galvão Bueno e acertou o palpite do primeiro lugar do grid.

No fim, ele ainda brincou com a "vitória" na aposta: "Ha, ha, ha, ganhei!" Rubens Barrichello, da Brawn GP, também teve um bom desempenho e sai em terceiro lugar. O brasileiro marcou o melhor tempo do fim de semana na segunda parte do treino, com 1m38s076. Na superpole, com a carga de combustível para a corrida, ele foi superado pelos dois carros da McLaren.

A Rede Globo transmite o GP da Europa às 9h (de Brasília) de domingo, com narração de Galvão Bueno, os comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e reportagem de Carlos Gil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, as 57 voltas da prova. O SporTV2 exibe o VT completo às 16h30m, com Daniel Pereira e Lito Cavalcanti.

Luca Badoer, que substitui Felipe Massa no GP da Europa, em Valência, teve uma participação pífia no treino classificatório. Ele foi eliminado ainda na primeira parte (Q1), com de 1m41s413, quase um segundo e meio mais lento que o jovem espanhol Jaime Alguersuari, da STR, o penúltimo colocado.

O italiano ainda cometeu um erro na última curva de sua volta final no treino, quando escapou e perdeu muito tempo. - Cometi um erro na última curva que me custou muito tempo, mas não importa. Isso tudo é um teste para mim, é única maneira que posso aprender. Estou adorando e a corrida será animada neste domingo. Vou tentar fazer o melhor para, com sorte, fazer uma ultrapassagem sobre alguém - diz Badoer, em entrevista à rede de TV inglesa BBC.

A Toyota foi outra decepção do treino. O veterano Jarno Trulli ficou eliminado ainda na primeira parte, na 18ª posição. Timo Glock, seu companheiro de equipe, conseguiu a vaga na segunda parte (Q2) na última volta no Q1. No entanto, o alemão também não conseguiu avançar muito e sai na 13ª posição. Adrian Sutil, da Force India, melhor no último treino livre, vai largar em uma ótima 12ª posição.

O carro da equipe indiana evoluiu bastante e o alemão ficou bem próximo de uma vaga na superpole. Romain Grosjean, substituto de Nelsinho Piquet na Renualt, teve um desempenho parecido com o antecessor e ficou eliminado no Q2. O francês larga só na 14ª posição, à frente do suíço Sebastien Buemi, da STR.

Fonte: Globo Esporte