Jade leva bronze e dá 1ª medalha ao Brasil no Mundial de Roterdã

Jade leva bronze e dá 1ª medalha ao Brasil no Mundial de Roterdã

A ginasta brasileira Jade Barbosa conquistou

ReduzirNormalAumentarImprimirA ginasta brasileira Jade Barbosa conquistou, neste sábado, a medalha de bronze na final do salto, após obter 14.799 pontos no Mundial de Roterdã, na Holanda. A americana Alicia Sacramone, com 15.200, ficou com o ouro, seguida da russa Aliya Mustafina, com 15.066 pontos.

Além da medalha conquistada, a brasileira conseguiu superar sua pontuação no qualificatório do aparelho, que tinha sido de 14.633. Esta é a primeira medalha que o Brasil consegue na competição.

Emocionada com o feito, Jade afirmou que não planejava ganhar uma medalha. "Estou muito feliz e realizada. Como era a última a saltar, fiquei me aquecendo o tempo todo, mas não esperava conquistar uma medalha, estava preocupada apenas em fazer o meu melhor salto", relatou ao canal Sportv.

O triunfo de Jade marca sua volta por cima na carreira. Após emergir como promessa, a carioca, de apenas 19 anos, fracassou nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e passou a ser desacreditada. Para piorar, durante a competição asiática, Jade afirmou ter competido com uma fratura no punho e entrou em conflito com a Confederação Brasileira de Ginástica.

No entanto, pouco mais de dois anos depois, a ginasta já tem sob controle a lesão crônica de seu punho, fez as pazes com a entidade nacional e é uma potencial chance de medalha brasileira em Londres/2012.



Fonte: Terra, www.terra.com.br