Jornais espanhóis exaltam Neymar, e craque sonha: "Quero fazer história"

Atacante cita objetivos para 2014 e nega que pressão pode prejudicá-lo na Copa.

Um dos xodós do Barcelona atualmente, Neymar voltou a estar em alta. Considerado o quinto melhor jogador do mundo em 2013 na eleição que consagrou Cristiano Ronaldo, o brasileiro foi procurado pelos dois principais jornais esportivos da Catalunha, "Sport" e "Mundo Deportivo", para uma longa entrevista, publicada em ambos nesta quarta-feira.

Ao "Sport", o camisa 11 do Barça afirmou estar adquirindo confiança aos poucos e que não se preocupa em marcar muitos gols. Naturalmente, comentou sua fama de "mergulhador" ao ser atingido pelos adversários.

- Eu não faço teatro. Quando sofro uma falta ou me dão uma pancada forte, o que tento é me proteger e não me chocar. De qualquer forma, não me entristece o que possam dizer.

Ele também deixou clara uma vontade ao falar para as duas publicações: quer ganhar tudo o que disputar em 2014.

- Meus objetivos são vitórias e títulos. Liga, Copa do Rei, Champions, Copa do Mundo. Tudo o que estou jogando e vou jogar, eu quero ganhar. Espero poder fazer história com o Barça e com a Seleção no Mundial - disse ao "Mundo Deportivo".

Questionado sobre duelos contra companheiros de Barcelona durante a Copa do Mundo, Neymar contou que sonha com uma grande final do torneio. Sobre a pressão que a torcida poderia fazer em uma decisão no Maracanã, o brasileiro disse que enxerga o público como um impulso por um motivo.

- Porque no fim estou vivendo um sonho que está se transformando em realidade.

Confira abaixo outros trechos da entrevista:

Adaptação

A adaptação está sendo muito rápida, mas ainda está em curso. O principal foi minha família, estar com bons jogadores que me receberam com os braços abertos e que me ajudaram muito. Estão sendo ótimas pessoas comigo e lhes agradeço muitíssimo.

O "verdadeiro" Neymar

Cada jogo vou ganhando em confiança, vou adquirindo um pouco mais de experiência e mostrando o meu jogo. Está claro que a confiança está crescendo, me sinto com mais liberdade no campo e com meus companheiros, mas sei que posso fazer partidas muito melhores do que fiz até agora.

Surpreende não ser titular incontestável?

Não me surpreende (não ser titular). O que aconteceu é que estive um pouco mal e isso me prejudicou, mas agora já estou bem e estou de volta. Eu sempre quero jogar, independentemente da importância do jogo. Já quero pegar o Getafe na Copa do Rei.

Pressão no Barcelona

Eu sempre sonhava em jogar num clube europeu ao lado de grandes jogadores. Agora é um sonho realizado. Como vou ter pressão se jogo ao lado de Messi, Xavi e Iniesta? A pressão com eles desaparece porque estou realizando o sonho da minha vida. Tudo o que está acontecendo aqui é impressionante, sobretudo pela boa gente que é todo mundo. A verdade é que todos se mostraram muito carinhosos comigo.

Bola de Ouro

Estou muito feliz por tudo o que aconteceu. Estar ali foi um prêmio a todo o meu trabalho com a Seleção, o Santos e o Barça e espero continuar firme lutando pelos meus companheiros para ganhar os torneios, porque acho que isso é sempre o mais importante.

Como é a cerimônia?

É diferente porque há quatro anos para mim eram ídolos o Messi, Xavi, Iniesta, Cristiano Ronaldo... E agora estou com esses craques numa festa. É algo muito grande que te faz sentir realizado.

Messi ou Cristiano?

Não se pode dizer que seja injusto porque Cristiano e Messi são futebolistas distintos que marcam diferenças. Eu teria votado no Leo como melhor, mas acho que a Bola de Ouro está em bons pés.

Diferenças entre marcadores de Brasil e Europa

Não, me pegam igual aqui do que lá. Eu já tenho um bom peso. Estou bem como estou.


Jornais espanhóis exaltam Neymar, e craque sonha:

Jornais espanhóis exaltam Neymar, e craque sonha:

Fonte: GloboEsporte