Daiane usou diurético antes do Pan de 1999

Técnica de clube ministrou remédio sem saber que era proibido

O diurético que provocou o flagrante de Daiane dos Santos em um antidoping não foi o primeiro medicamento do tipo ingerido pela atleta. Em 1999, antes dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá), a gaúcha fez uso do diurético Higrotoe, indicado pela técnica Leda Ferri Nascimento.

A revelação é do jornal gaúcho "Correio do Povo". - Eu é que usava, por retenção de líquido. Não tinha noção nenhuma do que era um diurético, só sabia que ajudava a desinchar - disse a treinadora, que foi advertida pelo Grêmio Náutico União, clube em que Daiane treinava na época, porque ministrou o remédio sem consultar o departamento médico.

Ainda segundo o jornal gaúcho, o uso do diurético ocorreu alguns dias antes do Pan, primeira competição profissional de Daiane, e não prejudicou a atleta porque já não estava em seu organismo durante os Jogos. A falha só foi descoberta pelo clube e pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) quando a ficha com as substâncias que a atleta ingeriu antes da competição foi enviada à entidade. A constatação deixou a CBG furiosa, contou Leda.

Fonte: GloboEsporte