Liedson marca dois e Corinthians vence Oeste

Liedson marca dois e Corinthians vence Oeste

Corinthians alcançou os 40 pontos no Estadual e se aproximou de terminar, no mínimo, na vice-liderança da competição

A tarde deste domingo, dia 1º de abril, serviu para desencantar duas peças fundamentais no pentacampeonato brasileiro do Corinthians, especialmente Liedson. O centroavante marcou dois gols, os primeiros do ano, e teve participação fundamental na vitória do clube do Parque São Jorge por 3 a 0 sobre o Oeste, em confronto válido pela 17ª rodada do Campeonato Paulista e disputado no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente. Além do camisa 9, o atacante Willian, que chegou até a ser preterido do banco de reservas, balançou as redes.

Com os tentos anotados por duas das principais peças do time de Tite no Campeonato Brasileiro do ano passado, o Corinthians alcançou os 40 pontos no Estadual e se aproximou de terminar, no mínimo, na vice-liderança da competição - manteve os quatro pontos de vantagem em relação ao Santos, terceiro colocado. Já o Oeste permanece com apenas 19 pontos, e segue ainda ameaçado pela zona do rebaixamento.

O forte calor em Presidente Prudente não refletiu o morno primeiro tempo no Estádio Eduardo José Farah. Mesmo com a vantagem numérica adquirida aos 32min, com a expulsão do lateral Neno, o Corinthians não conseguiu aproveitar a diferença em campo para abrir vantagem. Pouco inspirado e lento, o ataque da equipe comandada por Tite errou muitos passes e acabou minado pela defesa adversária. Liedson ainda marcou no final pela segunda vez no jogo.

Os erros ofensivos do Corinthians acabaram corrigidos na segunda etapa. Aos 8min, depois de rápida cobrança de escanteio de Douglas, Emerson chutou forte e encontrou Liedson dentro da área para anotar seu primeiro gol na temporada. Dez minutos depois, Willian, aproveitando assistência do camisa 9 em contra-ataque, finalizou com precisão para assegurar o triunfo do time do Parque São Jorge.

Depois do compromisso deste domingo no calor de Presidente Prudente, o Corinthians terá uma rara semana para trabalhar. A equipe comandada por Tite volta a campo somente no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando terá pela frente o Paulista, no Estádio do Pacaembu. Já o Oeste encara no próximo sábado, às 18h30, o Bragantino.

Oeste tem jogador expulso, mas Corinthians não aproveita

Sem as presenças de Alex e Jorge Henrique para o compromisso deste final de semana, Douglas e Emerson tiveram a oportunidade de iniciar uma partida junto ao time titular comandado por Tite. Com o meia e o atacante, o Corinthians apresentou boa movimentação, mas não conseguiu implantar o ritmo de jogo conhecido quando os desfalques deste domingo estão em campo: com posse de bola e marcação intensa pelas laterais.

Mesmo sem apresentar o mesmo futebol das últimas partidas, o Corinthians conseguiu criar a primeira chance de gol logo aos 9min. Emerson recuperou a bola na frente da área do Oeste e tocou para Liedson, que retornou o passe para o companheiro. O camisa 11 arrancou, invadiu a área e finalizou forte para ótima defesa de Zé Carlos.

A oportunidade clara de Emerson, no entanto, não refletiu a postura corintiana no decorrer da primeira etapa. Errando muitos passes à frente da área do Oeste, o time do Parque São Jorge não conseguiu a eficiência ofensiva tão cobrada pelo técnico Tite. Apesar da marcação pressão, a equipe paulistana, pouco ameaçada defensivamente, errou muito no ataque.

A missão corintiana acabou facilitada aos 32min.Paulinho recuperou bola no meio-campo e acabou puxado pelo lateral Neno, já advertido anteriormente pela arbitragem. O árbitro Aurélio Martins puniu o jogador do Oeste com o segundo amarelo e, por consequência, o vermelho. Vantagem numérica que facilitou o trabalho da marcação corintiana; mas que não mudou a pouca eficiência do ataque.

Liedson e Willian desencantam e garantem vitória corintiana

A má fase ofensiva de Liedson durou apenas 8min além do intervalo. Ainda sem ter balançado as redes adversárias em nenhuma partida oficial neste ano, o centroavante, enfim, marcou. Douglas aproveitou cochilo da defesa adversária para cobrar escanteio rápido para Emerson. Completamente livre, o atacante soltou uma bomba da entrada da área pela ponta esquerda e encontrou o camisa 9, que teve o trabalho de apenas desviar para comemorar pela primeira vez em 2012.

O tento anotado, além de aliviar a pressão sobre Liedson, tranquilizou o Corinthians dentro do gramado do Prudentão. Buscando os contra-ataques, Tite tirou o cadenciado Douglas para colocar Willian, outro atleta que não vive uma das melhores fases - o camisa 7 chegou até a ser preterido do time reserva, que por muitas vezes representou o Corinthians neste Campeonato Paulista.

Mesmo longe da melhor forma técnica, como a qual apresentou no pentacampeonato brasileiro em 2011, Willian também aproveitou o compromisso contra o Oeste para desencantar. Aos 18min, Liedson puxou rápido contra-ataque e encontrou o jovem atacante. O camisa 7 apertou o passo, arrancou em direção a área e tocu no canto esquerdo do goleiro do Oeste, que nada pôde fazer.

Os dois gols de vantagem e o jogador a mais em campo permitiram ao Corinthians trabalhar tranquilamente até o final do jogo. O clube do Parque São Jorge seguiu administrando o compromisso deste domingo para assegurar a 12ª vitória no Campeonato Paulista. Liedson, depois de passe de Ramírez em contra-ataque, marcou pela segunda vez e sacramentou o resultado em Presidente Prudente.

Fonte: Terra