Liga: Barcelona vence o Stuttgart

Liga: Barcelona vence o Stuttgart

O Barcelona, que havia empatado por 1 a 1 na partida de ida na Alemanha, precisava apenas segurar um empate

O Barcelona não deu chance para que o Stuttgart repetisse os feitos de Lyon e CSKA de Moscou em solo espanhol. Nesta quarta-feira, com direito a um belo gol do argentino Lionel Messi, os atuais campeões giolearam os alemães por 4 a 0 e se tornaram o único representante da Espanha a avançar às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, após vexames de Real Madrid e Sevilla.

O Barcelona, que havia empatado por 1 a 1 na partida de ida na Alemanha, precisava apenas segurar um empate sem gols para avançar. Mesmo sem contar com o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, suspenso, o time comandado por Josep Guardiola mostrou um futebol ofensivo e vistoso para conseguir a vaga confortavelmente.

Diante de um empolgado Camp Nou, a equipe azul-grená abriu o marcador logo aos 13min do primeiro tempo, com uma bela jogada de Messi. O melhor do mundo de 2009 segundo a Fifa ganhou liberdade da defesa alemã e passeou pelo campo de ataque até se aproximar da área, tirar da marcação e acertar um chute de canhota no ângulo do goleiro Jens Lehmann.

Não demorou para os espanhóis dilatarem a vantagem no gramado catalão. Messi lançou Yaya Touré pela esquerda aos 22min, e o marfinense rolou para o meio da área. Substituto de Ibrahimovic, o jovem Pedro apareceu para desviar e marcar o segundo do Barcelona.

O terceiro gol veio no segundo tempo, para liquidar o embate com os alemães. Esbanjando entrosamento com o argentino, o lateral brasileiro Daniel Alves tocou de calcanhar para Messi, que arriscou de fora da área no contrapé de Lehmann, que pouco pôde fazer para impedir que o 3 a 0 se instalasse no placar do Camp Nou.

Antes do apito final, a equipe da casa conseguiu transformar a vitória fácil em goleada aos 44min. Bojan, que havia acabado de entrar na vaga de Andrés Iniesta, foi lançado no ataque e, cara a cara com Lehmann, apenas completou para o fundo do gol aos 44min.

Atual campeão continental, o Barcelona será o único representante do forte e badalado Campeonato Espanhol na fase dos oito melhores clubes europeus. Enquanto o Villarreal ficou na primeira fase, o poderoso Real Madrid se despediu da competição ao empatar em casa para o Lyon (na ida, os madrilenos haviam perdido na França) e o Sevilla caiu ao perder nesta terça para o CSKA, na Andaluzia (na Rússia, os dois times tinham empatado).

O emparelhamento das quartas de final será realizado pela Uefa nesta sexta-feira, por meio de sorteio. Os confrontos de quartas de final da Liga dos Campeões estão marcados para os dias 30 e 31 de março (ida) e 6 e 7 de abril (volta). Além do espanhol Barcelona, estão classificados Inter de Milão (Itália), Bayern de Munique (Alemanha), Arsenal e Manchester United (Inglaterra), Bordeaux e Lyon (França) e CSKA Moscou (Rússia).

Fonte: Terra, www.terra.com.br