Longe das baladas, Ronaldinho faz uma boa pré-temporada

Segundo preparador físico Antônio Mello, jogador está com 80kg e 9% de percentual gordura


Longe das baladas, Ronaldinho faz boa pré-temporada
Em agosto do ano passado, quando Ronaldinho Gaúcho demonstrava invejável vigor físico, o preparador físico do Flamengo, Antônio Mello, classificou o camisa 10 como um cavalo puro-sangue. Na clausura da pré-temporada em Londrina, Ronaldinho Gaúcho tem alimentação balanceada e repouso, o que não acontece no Rio, onde, além dos gramados, ele bate um bolão nas noitadas. Não só o camisa 10, mas outros jogadores também recebem conselhos. E até possíveis medidas como freio para badalações.

- Ele chegou para a pré-temporada muito melhor do que no ano passado e está bem mais magro, com 80kg e 9% de percentual de gordura. Ele está seco. Com isso, ele apura ainda mais a força, resistência e velocidade. A genética dele é impressionante e muito favorável - disse Antônio Mello.

O ano passou e o jogador mudou de classificação. Com 80kg, Ronaldinho está mais magro do que na temporada passada e com percentual de gordura de 9%, valor também abaixo do ano de 2011. Agora, segundo Mello, Ronaldinho é o touro premiado.

- O jogador tem fama, dinheiro, tem que aproveitar a vida, não vai fazer isso depois de encerrar a carreira, né?! Mas é preciso ter cuidado, não cometer muitas extravagâncias. Mas quando a gente percebe que está acontecendo, antecipamos em um dia a concentração, dormimos no hotel, mas não tivemos muitos problemas quanto a isso ? revelou Mello.

Segundo o preparador físico, Ronaldinho Gaúcho tem superado até dores comuns entre os jogadores na pré-temporada para treinar com o grupo. No sábado, depois de deixar o treino da parte de manhã reclamando de incômodo muscular, o camisa 10 treinou normalmente na parte da tarde. O camisa 10 tem demonstrado muita disposição nas atividades.

- Ele está ralando até com dores musculares, diz que está tranquilo e vai para o treino ? afirmou Mello.

Em janeiro de 2011, Ronaldinho chegou ao Flamengo com mais de 12% de gordura corporal. Em abril, estava com 10,2%. Em agosto tinha 9,2%, mesmo percentual da época da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Agora, segundo Mello, ele está com 9%.

Para se ter uma ideia, em 2006, já eleito o melhor jogador do mundo duas vezes (2004 e 2005), o site do Barcelona apontava o peso considerado ideal para Ronaldinho: 80kg, o mesmo de agora, com a diferença de que hoje o camisa 10 está com 31 anos, e na época tinha 26.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com