Começa hoje, no Iate Clube, o Campeonato Piauiense de Judô

O evento começa às 09h30 para a faixa etária de três a oito anos

Começa hoje, no Iate Clube de Teresina, o Campeonato Piauiense de Judô, organizado pela FPIJ (Federação Piauiense de Judô). O evento reúne cerca de 450 participantes, e esta edição está repleta de novidades.

Uma delas é o evento preliminar chamado "Troféu Mamãe", um festival organizado para crianças de três a dez anos de idade, e que será realizado neste sábado.

O evento começa às 09h30 para a faixa etária de três a oito anos, e segue no turno da tarde, a partir das 17 horas, com os participantes de nove e dez anos. O objetivo é proporcionar o primeiro contato com o esporte.

Logo em seguida, às 18 horas deste sábado, começa o Campeonato Piauiense, primeiro com as categorias sub 18 e sub 21. A competição tem o diferencial de funcionar como pré-requisito para a participação em seletivas para competições nacionais que estão por vir, como os brasileiros sub-13, sub-15, sub-23 e Sênior. Ou seja, só pode participar das seletivas quem disputar o piauiense.

No domingo a programação continua a partir das 9h, com a abertura oficial do campeonato. Também no domingo acontecem as lutas das categorias sub-13 e sub-21. São 250 inscritos no Troféu Mamãe e cerca de 200 no Piauiense.

Outra novidade importante do evento é que será utilizado pela primeira vez em competições locais o sistema gestor usado pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), o Zempo. O sistema reúne funções que dão mais agilidade no cadastro e na filiação, gerando um código para cada atleta.

"O Zempo vai dar mais agilidade à competição. O placar automaticamente importa a luta do momento, e o controle de súmulas também será automatizado", disse Aristófanes Sousa, diretor técnico da FPIJ. Além disso, será a primeira vez que a FPIJ vai exigir, a partir da categoria sub-15, o uso dos dois quimonos (azul e branco).

Fonte: Dowglas Lima