Jiu-Jítsu: Militar do 25º BC promove inclusão social através do esporte em Teresina; saiba

Jiu-Jítsu: Militar do 25º BC promove inclusão social através do esporte em Teresina; saiba

É através do Jiu-Jítsu que o major Luiz da Costa Oliveira Júnior consegue unir centenas de pessoas em prol do esporte.

A inclusão social através do esporte é o que o major Luiz da Costa Oliveira Júnior promove, através do projeto Quartel General de Luta. Sozinho, o militar que trabalha no 25º BC dedica a maior parte do seu tempo livre para ensinar crianças, jovens e adultos a lutarem Jiu-Jítsu. Mais que isso, o major Oliveira forma verdadeiros campeões dessa arte marcial.


Clique aqui e leia a íntegra na edição desta quinta do Jornal Meio Norte

A iniciativa existe desde 2006, quando ele foi convidado a dar aulas de Jiu-Jítsu no Clube do Marquês. À época, era cobrada uma mensalidade, mas faltavam os alunos. ?Enquanto eu dava aula para esses jovens, via que ficavam muitos outros ao redor. Esses não podiam pagar para participar do treino. Então comecei a dar aulas gratuitas?, conta o major.

Com o tempo, os alunos passaram a ser 15, depois 50, até chegar aos 237. Atualmente, participam gratuitamente do projeto crianças e adultos de seis a 40 anos. Para atender tamanha demanda, o major Oliveira precisou dividir as turmas. ?Pela manhã treino aqueles que estão iniciando, à tarde são os competidores e à noite se concentra 90% dos alunos?, explica o major. Para se manter nos treinos, os alunos precisam manter a frequência e participar das competições.

Lívio Ribeiro tem aulas com o major Oliveira Júnior desde os 15 anos. Hoje, aos 19, ele é vice-campeão mundial, campeão Pan-americano e campeão brasileiro, sendo este o título mais recente, conquistado há um mês no Rio de Janeiro.

Mas essas conquistas ainda não representam os verdadeiros sonhos do atleta, que pretende se tornar um lutador profissional. ?Para iniciar a carreira de forma bem-sucedida, eu tenho que ganhar o mundial da Califórnia, nos Estados Unidos?, afirma o jovem, que está empenhado em alcançar seu objetivo.

Fonte: Nayara Felizardo