Maldonado supera Fernando Alonso, quebra jejum da Williams e faz história na Espanha

Maldonado supera Fernando Alonso, quebra jejum da Williams e faz história na Espanha

Maldonado é o primeiro piloto venezuelano a vencer uma corrida na Fórmula 1

Pela primeira vez na história um venezuelano está no ponto mais alto do pódio da Fórmula 1. Pole position do Grande Prêmio da Espanha, Pastor Maldonado, da Williams confirmou a vitória neste domingo, segurando a Ferrari do espanhol Fernando Alonso. O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, completou o pódio.

Maldonado é apenas o quarto venezuelano a correr na categoria, sendo o primeiro desde que Alberto Johnny Ceccotto disputou sua última corrida, em 1984. A Venezuela se torna, assim, o 21º país a ter um piloto vitorioso na elite do automobilismo mundial.

Trata-se também da primeira vitória da Williams desde 2004, quando o colombiano Juan-Pablo Montoya triunfou no GP do Brasil. Eram 131 corridas sem vitória da equipe britânica, cujo outro piloto neste domingo, o brasileiro Bruno Senna, abandonou após acidente com o alemão Michael Schumacher, da Mercedes, na 14ª volta.

O resultado mantém o equilíbrio da temporada da F1. Agora são cinco etapas disputadas no ano e cinco vencedores diferentes de cinco equipes distintas. Antes, o inglês Jenson Button, da McLaren, havia ganhado na Austrália; Alonso, da Ferrari, na Malásia; o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, na China; e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, no Bahrein. A próxima parada do calendário será em Mônaco, em 27 de maio.

A vitória de Maldonado ajudou Vettel, que foi o sexto colocado e conseguiu manter a liderança do campeonato com 61 pontos. Ele leva vantagem nos critérios de desempate para Alonso, que tem a mesma pontuação.

Fonte: Terra, www.terra.com.br