Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio/2016 são divulgados

O mascote parece mais ágil que a maior parte dos mascotes olímpicos do passado, inclusive Wenlock, dos Jogos de Londres/2012.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de um longo processo, foram divulgados neste domingo os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio/2016.

Eles homenageiam a fauna brasileira, sendo uma mistura de diversos animais existentes no País. Na prática, porém, o mascote da Olimpíada nada mais é do que um gato amarelo. O mascote paralímpico, por sua vez, simboliza a fauna do Brasil: é azul com uma enorme "cabeleira" verde que lembra a copa de uma árvore.

Os mascotes foram apresentados durante o programa Fantástico, da TV Globo, sem a presença de nenhum dirigente ligado à organização dos Jogos do Rio. Maiores detalhes sobre ambos serão dados nesta segunda-feira, em evento organizado pelo Rio/2016.

"O mascote olímpico representa a diversidade dos animais do país - conta com a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza dos pássaros. Tem o olfato apurado, capaz de farejar aventuras, e uma audição que ajuda a encontrar as torcidas mais animadas. Além disso, pode esticar seus braços e pernas como quiser: pode estar com a cabeça no Pão de açúcar, com os pés no Maracanã e as mãos no Corcovado - tudo ao mesmo tempo", disse o texto divulgado pela assessoria de imprensa do comitê.

O mascote parece mais ágil que a maior parte dos mascotes olímpicos do passado, inclusive Wenlock, dos Jogos de Londres/2012. Durante a semana, cinco mascotes históricos "passearam" pelo Rio, em uma forma de promover a divulgação do mascote da próxima Olimpíada.

O nome dos mascotes será decidido por votação, com opções "casadas" para os mascotes da Olimpíada e da Paralimpíada. Chama atenção a escolha por "Vinicius" e "Tom", em uma clara referência a Vinicius de Moraes e Tom Jobim, que imortalizaram a Garota de Ipanema, um símbolo do Rio. "Oba" e "Eba" são mais facilmente pronunciáveis, enquanto "Tibatuque" e "Esquindim" lembram mais as opções peculiares dadas para a escolha do mascote da Copa - Fuleco ganhou.

Para o mascote paralímpico, uma referência inteligente. Como os atletas paralímpicos, o personagem pode tirar soluções da "cabeleira" e se superar. "Com uma cabeleira de folhagens tropicais, o mascote Paralímpico é um ser cativante, que traduz a energia das nossas matas em suas cores e formas. Possui a capacidade transformadora da flora e não acredita que exista barreiras que não possam ser superadas. Como as plantas, está sempre crescendo em direção ao sol e superando obstáculos", contou o texto oficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES