McLaren elege Senna como o melhor piloto da história da equipe

McLaren elege Senna como o melhor piloto da história da equipe

A liderança na lista, que inclui 50 pilotos, foi divulgada nesta terça-feira, após os outros nomes serem apresentados durante todo o ano

A McLaren elegeu Ayrton Senna como o maior piloto da história da escuderia. Uma das maiores equipes da Fórmula 1, a McLaren teve Senna como piloto entre 1988 e 1993. A liderança na lista, que inclui 50 pilotos, foi divulgada nesta terça-feira, após os outros nomes serem apresentados durante todo o ano.

Nenhum dos pilotos que correm atualmente na categoria e que já estiveram na escuderia foram eleitos: Lewis Hamilton, campeão pela equipe em 2008, além de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, que deixaram a escuderia sem títulos conquistados.

Senna é o piloto que mais conquistou vitórias pela escuderia: foram 35. Além disso, os três títulos do brasileiro na categoria foram alcançados correndo pela McLaren. Em 1988, logo em seu primeiro ano no time, conquistou o título após intensa disputa com seu companheiro de equipe, Alain Prost.

Ayrton Senna

Ayrton Senna

Em 1990, o bicampeonato veio novamente em cima de Prost, com o francês já na Ferrari. No ano seguinte, Senna mostrou ser o dono da categoria ao vencer sete das 16 provas, conquistado o tricampeonato da Fórmula 1.

A McLaren descreveu Senna, ao anuncia-lo como o maior piloto da história da equipe, como uma pessoa que ?queria vencer a todos em qualquer circunstância?. Para a McLaren, Senna foi uma revelação desde que entrou na F1, em 1984, na Toleman. ?Senna já era um vencedor nato quando assinou com a McLaren?, afirma a equipe.

A maior prova do brasileiro para a equipe inglesa, porém, não foi realizada em ano de título. Segundo a nota oficial da McLaren, Senna realizou sua melhor corrida em 1993, no GP da Europa, quando ultrapassou quatro pilotos ainda na primeira volta, mesmo sob chuva.

A nota é finalizada descrevendo Senna como uma pessoa que ?amava sua família, respeitava seu pai e sua mãe, além de tratar com carinho as crianças e ser dono de uma personalidade geniosa e relaxada ao mesmo tempo?.

Divide a primeira posição com Senna o fundador da equipe, Bruce McLaren, que disputou a categoria pela equipe entre 1966 e 1970, sem conquistar títulos.

Em segundo na lista, está o finlandês Mika Hakkinen, piloto que mais corridas disputou pela equipe, com 116 participações. Completam as cinco primeiras posições o rival de Senna, Alain Prost, James Hunt e o brasileiro bicampeão mundial Emerson Fittipaldi.

Fonte: UOL