Menina de 11 anos é nova promessa do judô piauiense

Menina de 11 anos é nova promessa do judô piauiense

Helenilda viaja amanhã para competir no Campeonato Nacional de Judô, em Manaus - AM

Com 11 anos de idade, Helenilda já vem se destacando. Com apenas dois anos de judoca, a tão sorridente menina conquistou o Campeonato Brasileiro de Judô ? Região 1, em Belém do Pará, e com isso se classificou para o Campeonato Nacional de Judô, que acontece neste final de semana, em Manaus, no Amazonas. Mas além das conquistas de gente grande, ela também enfrenta problemas maiores que ela mesma.

O pai de Helenilda é usuário de drogas. A avó, tem problemas com álcool, e sua mãe é analfabeta. Mas apesar dessas adversidades, a garota se destaca, concentrada nas competições que vem adiante. ?Ela é um grande potencial, com pouca experiência tem conseguido resultados de gente grande, superando todas as dificuldades que tem enfrentado em casa, na família... Em todo os lugares ela tem se superado.? Disse o mestre de Helenilda.

A mãe de Helenilda é seu maior apoio. E não é para menos, já que, segundo ela, a menina só lhe dá orgulho: ?Ela tem tirado notas boas no colégio, é obediente, esforçada... para quê melhor para uma mãe??, diz, sorrindo. ?A gente luta muito por ela, faz tudo por ela.? E Helenilda não quer saber de nada além de vitória, e dispara: ?Eu estou treinando é para vencer!?.

Fonte: Andrê Nascimento