Alunos da rede pública estadual rumo ao Mundial Escolar 2012

A vaga do Mundial foi assegurada pelos estudantes do Caic.



O projeto implantado no Caic Balduíno de Deus, da Vila Bandeirantes, em Teresina, com o intuito de formar talento e cidadão, através do esporte e em especial da prática do handebol, vem ganhando espaço ao longo dos últimos anos, no cenário esportivo nacional. E agora, o sucesso da meninada do Caic vai mais além, a equipe conseguiu a inédita classificação para o Campeonato Mundial Escolar, que será realizado no Condado de Varazdin, na Croácia, de 14 a 22 de abril de 2012.

A vaga do Mundial foi assegurada pelos estudantes da rede pública estadual de ensino do Piauí, após a conquista do título de campeão do Campeonato Brasileiro Escolar, realizado em Ceilândia (DF) no período de 21 a 26 de setembro. A competição é um evento promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Federação Regional do Desporto Escolar do Distrito Federal e Entorno (FRDE/DF), com apoio das Secretarias de Estado da Educação de todo o país.

Os meninos do Caic, que recentemente faturaram bronze nas Olimpíadas Escolares Infantil (12 ? 14 anos) realizadas em João Pessoa (PB), superaram na final do Brasileiro Escolar, em Ceilândia, o time do Colégio São José de Itajaí (SC). ?Fizemos 41 gols e eles 34 gols. Esta é mais uma conquista do Caic Balduíno. No handebol esta é a única modalidade coletiva com resultados nas competições oficiais do calendário esportivo brasileiro?, disse o técnico da equipe Giuliano Martins.

Wesley Alves, atleta do Caic, falou das dificuldades em obter a classificação do time. ?Íamos para os treinos de bicicleta e muitas vezes a pé, e, passávamos umas cinco horas treinando. É uma grande satisfação trazer esse título?, conta Wesley, que mora no Parque Mão Santa, zona Leste de Teresina e treinava na quadra da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), zona Norte da capital.

Ana Nilsa, mãe do armador Marcelo, atleta mais experiente do time do Caic e principal referência do elenco, falou sobre a atuação do filho. ?Sempre apoiei e incentivei o Marcelo a praticar esporte e, assim evitamos que ele freqüentasse as ruas. Às vezes custo a acreditar no que está acontecendo?.

A gerente da 21ª GRE, Edméia Paixão, agradeceu o apoio do governo do Estado do Piauí, em especial da Secretaria Estadual de Educação por ter apoiado o time do Caic. ?Gostaríamos de agradecermos ao secretário de Educação, Átila Lira e ao governador do Estado, Wilson Martins, que acreditaram nesses meninos e sem o apoio deles não teríamos chegado tão longe?.

Fonte: Socorro Cruz